O uso de máscaras passou a ser obrigatório em caso de interação entre pessoas em Nova Petrópolis desde a última quarta-feira (22). A medida está em vigor desde a publicação do novo decreto no município, que reitera a declaração de estado de calamidade pública na cidade. O documento também permite a reabertura de academias e centros de treinamento, com determinações específicas para funcionamento, além da permissão de consumo de bebida alcoólica em locais onde sirvam refeições. O consumo estava proibido até a última terça.
A indústria e a construção civil retomaram as atividades no dia 6 deste mês e o comércio reabriu as portas no dia 16, levando em conta medidas de prevenção à propagação do coronavírus. O novo decreto foi elaborado pelo Comitê de Crise de Nova Petrópolis, que afirmou se basear em evidências científicas e análise sobre as informações estratégicas em saúde. O documento é resultado do estudo elaborado pela Secretaria de Saúde e Assistência Social.
Leia mais
Uso de máscaras para prevenir coronavírus pode se tornar obrigatório em Caxias do Sul
Indústria e construção civil de Nova Petrópolis voltarão às atividades segunda-feira
Monumento em Nova Petrópolis é coberto por máscaras cirúrgicas
As novas medidas determinam o uso de máscaras, preferencialmente de tecido e reutilizáveis, a toda a população que transitar em qualquer parte do território do município que estejam com demais pessoas. Segundo o documento, entende-se por interação com pessoas a conversação com outras, independentemente do número, com distanciamento interpessoal mínimo de um metro e meio.
O decreto também prevê o funcionamento dos estabelecimentos de promoção à saúde, como academias, estúdios de personal e de pilates. O documento determina uso de máscaras para funcionários e alunos. Ainda segundo o decreto é necessário manter a higienização das mãos, dos equipamentos e dos pisos, paredes e forros. É preciso também desativar os bebedouros e retirar toalhas e garrafas de água do estabelecimento. Além disso, os locais devem ser mantidos ventilados e um kit completo de higiene deve estar à disposição dos alunos.
Para mais informações ou dúvidas, o telefone da prefeitura é o (54) 3298-2650.
Campanha
No final de março, a prefeitura de Nova Petrópolis transformou uma iniciativa anônima em ação para engajar a comunidade na prevenção ao novo coronavírus. Por meio da assessoria de comunicação, foram divulgadas imagens do Monumento do Cooperativismo, um do símbolos de Nova Petrópolis, com máscara.
— Foi uma ação urbana espontânea. Um médico da Secretaria de Saúde, o Gregor Hermann, viu que isso estava acontecendo e resolveu registrar. Ele levou mais máscaras para o monumento e convidou um fotógrafo para fazer um ensaio _ explica o assessor de imprensa da prefeitura, Marcelo Moura.
As máscaras já foram retiradas das estátuas.