O asfaltamento de sete estradas do interior de Caxias do Sul anunciado pela prefeitura está previsto para começar nos próximos dias, mas ainda sem data definida. A ordem de início foi assinada na tarde da última quinta-feira (23).
Chamado de Programa de Asfaltamento do Interior III (PAI III), nome adotado nas gestões de José Ivo Sartori (PMDB) e Alceu Barbosa Velho (PDT), o pacote contempla sete obras que, juntas, custam cerca de R$ 44,3 milhões. Os recursos são oriundos de um empréstimo de U$ 33 milhões obtido pelo município junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).
Serão contemplados três trechos da Estrada Municipal José Zanette, em São Gotardo de Vila Seca (11 quilômetros), 885 metros da Estrada João Boldo nos bairros Pedancino e Brandalise, dois trechos da Estrada Firmino Frizzo, que liga Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva (14,6 quilômetros), a Estrada Natalino Boschetti, que liga as comunidades de São Francisquinho e Dalagno, em Criúva (1,5 quilômetro) e a ponte sobre o Rio Piaí, ligando a Estrada Municipal João Edgar Jung à Estrada Municipal nº 92, entre Santa Lúcia do Piaí e Sebastopol (100 metros). Ao todo, são pouco mais de 28 quilômetros de obras. A maior parte das licitações tramitou ainda durante a gestão de Daniel Guerra (Republicanos), que chamava o pacote de Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI).
De acordo com o secretário de Obras, Gilberto Meletti, embora o início das obras já esteja autorizado, as empresas responsáveis pelo trabalho ainda precisam mobilizar o maquinário, por isso ainda não é possível dar uma data específica para o início. A obra da Estrada João Boldo será realizada pela Dalfovo Engenharia, enquanto as demais ficarão a cargo da Encopav. Segundo Meletti, a Encopav deve adotar mais de uma frente de obras.
— Tem toda uma montagem de estrutura, tem que levar equipamentos, montar uma sede provisória, alojamento. São locais distantes — afirma o secretário.
Além dos asfaltamento, as obras incluem sinalização e sistema de drenagem. A expectativa é de que estejam concluídas em um ano e meio.