O cenário da circulação de pessoas nas ruas centrais de Caxias do Sul mudou nesta sexta-feira (17). A publicação do decreto, na noite de quinta-feira (16), permitindo a abertura do comércio, mesmo que com metade da capacidade dos estabelecimentos, faz com que aos poucos a presença de público aumente nas áreas públicas da cidade. Já é possível ouvir a música das caixas de som instaladas em calçadas em frente a grandes redes de lojas, especialmente na Avenida Julio de Castilhos.
Muitos dos que caminhavam pelo centro na manhã desta sexta-feira estavam à procura de algo que faltou em seus lares ou mesmo a caminho de casa ou do trabalho. No entanto, alguns estavam mesmo passeando.
— Só vim dar uma bisbilhotada, mas não vou comprar nada, talvez na semana que vem, sim. Que bom que agora está aberto, achava horrível tudo fechado — disse o idoso Adelar Eslongo, 66, morador da região do bairro Santa Fé, norte da cidade. De máscaras e com uma pasta em mãos, ele caminhava pela rua Visconde de Pelotas, por volta das 11h.
A cada dez lojas contadas pela reportagem, apenas uma estava fechada. A maioria dos gerentes e proprietários entende que tomar os cuidados necessários impede o contágio por coronavírus.
— Adotamos medidas bem seguras. Temos máscaras para fornecer aos clientes que entrarem sem. A circulação já está maior, mas está lenta. As pessoas estão voltando ao hábito aos poucos — conta o gerente de uma loja de móveis e eletrodomésticos, Eloir Longo, 47.
Mesmo com o aumento da movimentação, não foram registradas aglomerações durante a manhã desta sexta. Pelo decreto, as pessoas que formarem filas terão que obrigatoriamente manter distância de dois metros umas das outras.
Leia mais
Decreto obriga uso de máscara ao entrar em lojas de Caxias do Sul
Publicado decreto estadual que permite o funcionamento do comércio na Serra
Mesmo com retomada parcial de público, restaurantes de Caxias estimam prejuízo de até 90% nas últimas semanas
Governador do Estado libera flexibilização da atividade econômica na Serra Gaúcha
Após conversa com Eduardo Leite, prefeitos da Serra projetam abertura do comércio
Outro ponto do decreto é a proibição de provar roupas dentro das lojas. Sobre isso, a proprietária de uma unidade do setor de vestuário, Séfera Bulla Paviani, 57, diz que ainda define como isso será feito.
— Estamos estudando como proceder, como nos adaptarmos. Talvez a cliente leve a roupa para experimentar em casa, ainda não sei — relata.
Mesmo com a maioria das portas abertas, chamou a atenção um dos principais centros comerciais do centro de Caxias, o Prataviera Shopping, fechado. Conforme a assessoria de imprensa, a definição sobre a abertura ocorrerá ao longo desta sexta-feira.
A abertura das lojas foi possível após um movimento de prefeitos da Serra que discordaram na decisão do governador Eduardo Leite anunciada na quarta-feira (15). Leite voltou atrás na quinta-feira (16) com a possibilidade de flexibilização para a Região Metropolitana da Serra.
Denúncias
A prefeitura de Caxias recebe informações sobre o descumprimento do uso de máscaras e casos de aglomeração nas lojas. Os dados serão centralizados após registros pelo número 156, do Alô Caxias. Se confirmado, os proprietários serão responsabilizados.