Quem tem filho sabe: com o isolamento social, escolinhas fechadas e as visitas aos amigos e familiares suspensas, a tarefa de entreter as crianças se torna mais difícil. E, para além da diversão, existe o dever de explicar por que a rotina mudou de repente e por que os cuidados e medidas de prevenção ao coronavírus são tão importantes.
Leia mais
Com infância confinada pelo coronavírus, pais precisam ter atenção e sensibilidade para orientar filhos
Professora de Caxias do Sul grava vídeos contando histórias para entreter alunos de escola municipal
Com escolinhas infantis fechadas, saiba o que fazer para manter a rotina das crianças
É uma missão praticamente de herói. Em alguns casos, de herói mesmo! Em Caxias, um grupo de fãs de Star Wars, o Posto Avançado Caxias (PAC), teve uma ideia diferente para conscientizar os filhos sobre a pandemia de covid-19. Os integrantes, que costumavam se encontrar para cultivar a paixão pela série, decidiram tirar os trajes do armário, guardados em virtude do isolamento, e usá-los para gravar vídeos bem humorados com as crianças em casa. O resultado é essa fofura aí:
O vídeo é curtinho, mas carrega uma mensagem poderosa. A garotinha que está filmando se aproxima de uma barraca e pergunta para quem está no interior dela: "Oi! Vocês não deveriam estar patrulhando a floresta de Endor (um dos lugares do universo Star Wars)?". Então um stormtrooper e uma mini Darth Vader aparecem, abrindo a barraca. O soldado de branco responde: "O quê? Com o coronavírus aí fora? O melhor que a gente tem pra fazer é..." "Fiquem em casa!", completa junto com a pequena cinegrafista.
— Estamos parados em casa e as meninas queriam sair, ir para o parquinho... Aí fizemos uma barraca para acampar dentro da sala. Expliquei que, mesmo com a armadura, não estou protegido do vírus (lá fora). Aí elas entenderam, não ficaram mais com medo e nem questionando por que não podemos sair. — conta o almoxarife Paulo Velasque, o stormtrooper do vídeo.
Paulo é pai da Maytê, de nove anos, quem gravou o vídeo, e da Helena, de três, a pequena Darth Vader. Ele espera que a ideia possa contagiar mais pessoas:
— Fiz o vídeo para ficar mais fácil de explicar para as minhas filhas por que não podemos sair de casa — conclui.
Outros vídeos foram gravados por integrantes do PAC, como esse do Lucimar Moreira, que se vestiu de Kylo Ren. Confira:
No vídeo abaixo, o fã Nilso Bevilaqua defende: "Não importa de que galáxia você vem, ou a que clã você pertence, fique em casa". Referências à parte, a mensagem é importante: na luta contra o coronavírus, que a força esteja com todos nós.