A Universidade de Caxias do Sul (UCS) busca doações para produzir e distribuir álcool em gel aos postos de saúde da cidade. A instituição precisa, principalmente, de matérias-primas para a fabricação. A produção ficaria a cargo da estrutura e equipe do curso de Farmácia da universidade, com a coordenação da professora Valéria Weiss.
Conforme Valéria, os principais produtos que a universidade pede são o próprio etanol (álcool), na graduação 96, além de carbopol e trietanolamina. Outras substâncias pedidas são propilenoglicol e metilparabeno. A professora pede também, se alguma empresa puder doar, uma envasadora. Trata-se de um equipamento para preencher os frascos com álcool em gel de forma automática.
— Com a estrutura que temos, podemos produzir 60 kg de álcool em gel por dia. Com a envasadora, podemos chegar a 100 kg por dia — calcula.
Valéria explica, numa estimativa sem um cálculo preciso, apenas para se ter uma ideia, que um profissional em um ambiente hospitalar utilizaria de 15 a 20 gramas de álcool em gel por dia.
Esforço coletivo
UCS busca doações para produzir álcool em gel para postos de saúde em Caxias
Fabricação será feita pela equipe do curso de Farmácia
Diego Mandarino
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project