A prefeitura de São Marcos decretou estado de calamidade pública na sexta-feira (20) em razão do surto epidêmico de coronavírus. A medida vale pelo período de 15 dias e poderá ser prorrogada conforme necessidade avaliada pelo poder público.
Entre as principais medidas, o município decretou toque de recolher a partir deste sábado (21) das 21h até às 6h horas do dia seguinte. A finalidade é evitar a circulação de pessoas nas ruas da cidade, o que pode propagar o vírus e intensificar a infecção pela covid-19.
Leia mais
Tire suas dúvidas: tudo que você quer saber sobre o coronavírus
Comércio de rua de Caxias não poderá abrir a partir deste sábado
O documento também determina que o comércio e estabelecimentos de prestação de serviços devem permanecer fechados por pelo menos 15 dias, com exceção dos serviços essenciais. As indústrias devem trabalhar com capacidade mínima necessária e sem atender presencialmente ao público, bem como obedecendo as normas de higienização previamente decretadas.
O município também instalou um gabinete de crise que deverá se reunir uma vez por dia para definir os procedimentos a serem adotados na cidade. Além disso, as instituições bancárias, as cooperativas de crédito e as casas lotéricas deverão ser responsáveis por evitar aglomeração de pessoas nas filas, e respeitar uma distância mínima de 1,5 metro entre cada
usuário.
O transporte coletivo deverá operar com, no máximo, 50% da sua capacidade. A entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro da cidade está proibida. O decreto reitera que é proibida toda e qualquer aglomeração de pessoas, mesmo que em locais abertos, em razão da propagação do coronavírus. Por isso, o acesso a parques e praças públicas não será permitido.
Leia também
Serviços de urgência reforçam protocolos e equipamentos de proteção em Caxias do Sul
Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda, em Caxias do Sul