O restauro do pórtico de acesso ao bairro Ana Rech, em Caxias do Sul, que começou no dia 20 de dezembro, deve ser retomado na próxima semana. As obras estão paralisadas há cerca de 15 dias devido ao término de um contrato entre o município e a empresa proprietária do caminhão utilizado no trabalho. As horas de trabalho previstas na parceria com a companhia terceirizada terminaram justamente durante a atuação no pórtico.
De acordo com o presidente da Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar), Alberto Sales, a recuperação já está em fase avançada. Foram concluídas as colunas e um dos lados da parte suspensa do pórtico. No outro lado, falta concluir a pintura e, depois, a finalização, com a fixação do letreiro.
— Imagino que, com mais 40 horas de trabalho, se termine essa obra — avalia.
A retomada das obras está garantida devido à mobilização de uma empresa de Ana Rech, que colocou um caminhão à disposição para concluir o trabalho. A data de retomada, porém, não está definida, embora Sales tenha expectativa de ter as equipes trabalhando até a próxima terça-feira (10).
Leia mais
Recuperação do pórtico de Ana Rech, em Caxias do Sul, deve ser concluída em duas semanas
A recuperação do pórtico era esperada havia anos por moradores do bairro, já que a estrutura oferecia preocupação devido ao risco de queda de algumas partes. A obra é realizada em parceria entre Samar, Marcopolo e prefeitura de Caxias do Sul.
Pelo acordo, a Marcopolo ficou responsável pelo pagamento da mão de obra, enquanto o município cederia o material e caminhão para a equipe. Conforme Sales, porém, ainda no ano passado, o município cedeu apenas parte do material, e a associação adquiriu o restante com apoio da comunidade.
O pórtico, que se tornou cartão-postal do bairro, foi construído também a partir da mobilização da comunidade. Em 2020, a estrutura completa 30 anos.
Leia também
Justiça nega pedido de anulação de impeachment de prefeito de Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul garante construção de Centro de Bem-Estar Animal