O posto de saúde do loteamento Vila Lobos, em Caxias do Sul, deverá mudar de endereço até o fim de abril. A previsão é da Secretaria Municipal da Saúde. Desde 2011, a unidade de saúde do loteamento funciona em um prédio cedido sem custo pela igreja Assembleia de Deus, na Rua da Felicidade. O espaço foi destinado para o funcionamento do posto até que o município encontrasse um local definitivo, o que não aconteceu ao longo dos anos seguintes. Em 2019, a igreja pediu o prédio de volta.
A prefeitura, então, precisou buscar um espaço alternativo. A solução encontrada foi alugar um prédio próximo ao atual, na mesma rua, para abrigar a unidade.
A presidente da Associação de Moradores do Villa Lobos, Tania Menezes, conta que os moradores fizeram um pedido à igreja, que deu mais prazo para a desocupação do prédio onde fica a UBS atual. Agora, a prefeitura tem até outubro para fazer a mudança.
— Desde que o prédio foi cedido, nós (moradores) sempre insistimos que a prefeitura precisa construir um novo posto em um local próprio. Mas o tempo passou e nenhuma administração fez isso — protesta.
Leia mais
Igreja solicita sede da UBS do Vila Lobos, em Caxias, e prefeitura busca espaço alternativo
Inaugurada UBS Vila Lobos em Caxias do Sul
Embora o município tenha um terreno no bairro para construir um posto de saúde em imóvel próprio, falta uma liberação ambiental do Ibama para que a área seja utilizada.
Conforme a Secretaria da Saúde, o prédio que será alugado agora abrigava um mercado e está passando por adequações estruturais solicitadas ao proprietário. A expectativa é que sejam concluídas até a próxima semana. Quando essas adequações estiverem prontas, o proprietário vai entregar a chave à prefeitura, que começará a pagar um aluguel de R$ 2,6 mil. A administração municipal, então, vai se encarregar de instalar as divisórias dos diferentes ambientes da unidade, como consultório e outras salas. A previsão da Secretaria da Saúde é que o posto comece a funcionar no novo prédio até o fim de abril.
A presidente do bairro afirma que o espaço é maior que o atual e será melhor para o posto. Ele fica a cerca de uma quadra e meia de onde a unidade está agora. Por outro lado, o prédio alugado fica no alto de um morro, o que é um inconveniente especialmente para quem tem dificuldades de locomoção.
— Ele só tem esse problema, de ter subida dos dois lados. Mas o prédio tem mais espaço, e isso é melhor — avalia.
O contrato de aluguel vale para o período de um ano, podendo ser prorrogado até um total de cinco anos.