O Hotel Sesc Gramado colocou 18 quartos à disposição para hospedagem de pacientes com sintomas do coronavírus que precisem ficar em isolamento. Por enquanto, não há ninguém hospedado. Segundo a prefeitura, os quartos serão utilizados como leitos de quarentena somente em caso de necessidade emergencial.
De acordo com Márcio Slaviero, diretor administrativo do Hospital Arcanjo São Miguel, a escolha de quem será encaminhado ao hotel será uma decisão da Vigilância Epidemiológica do município.
– O isolamento é para pacientes que eventualmente podem ter risco de contágio e que não podem voltar ao seu domicílio uma vez que possuem pessoas da própria família dentro das faixas de risco maior para contaminação da covid-19. Então se faz necessário um local de acolhimento onde estas pessoas possam permanecer ao longo de 14 dias – explica Slaviero.
Outra cidade que contará com o apoio de hotéis é Bento Gonçalves. Uma parceria do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), Hospital Tacchini e poder público disponibilizou quartos em quatro hotéis para profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. O Hotel Spa do Vinho e o Hotel Vinocap concederam 28 e seis apartamentos, respectivamente. Segundo, Maitê Michelon Righesso, gerente financeira do Hotel Dall'Onder, o estabelecimento também está à disposição com quantos quartos forem necessários, mas que, no momento, não há ninguém hospedado. Já a rede hoteleira Laghetto tem 10 apartamentos em Bento, 10 em Gramado e oito em Canela. A ação é voluntária e sem cobrança de diária.
Conforme a coordenadora médica municipal de Bento Gonçalves, Graziela Bussolotto, a hospedagem também é proporcionada para profissionais vinculados à prefeitura que lutam contra a covid-19.
Em Farroupilha, a prefeitura diz que os hotéis locais ficarão sob aviso da ocupação. Entretanto, ressalta que será um passo dado somente mais adiante e caso o hospital não dê conta de abrigar a todos os pacientes.
Devido ao isolamento social imposto pelas prefeituras e governo estadual, no momento, reservas em hotéis para o público em geral estão suspensas.