O horário para confecção do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) mudou em Caxias do Sul. O atendimento ocorre das 8h às 13h, durante a primeira quinzena deste mês. O setor funciona no terceiro andar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Rua Marechal Floriano, 421, no Centro.
A redução no expediente é ocasionada devido à reestruturação do serviço, segundo a SMS. Nos dois primeiros dias de mudança, o serviço gerou reclamação por parte dos usuários. Morador do bairro Madureira, Luiz Borella esteve duas vezes no setor para confeccionar o cartão e reclamou ao deixar o local sem conseguir atendimento.
— É uma falta de respeito com as pessoas. Ontem (segunda-feira) estive no setor por volta do meio-dia e as atendentes falaram que faltavam funcionários para o atendimento e que não tinha mais senhas. Voltei hoje (terça-feira) por volta das 9h50min e falaram que o sistema caiu, e que não seriam mais entregues fichas.
Borella foi até a Ouvidoria para falar sobre o assunto:
— Procurei a Ouvidoria e o desrespeito é ainda maior porque me informaram que o retorno virá apenas em 15 dias. Dois dias para confeccionar o cartão e saio de mãos vazias.
Contraponto
A SMS, por meio da assessoria de imprensa, informou que na segunda-feira (2) o sistema estava lento, e, nesta terça-feira (3), seguiu a intermitência e o atendimento estava demorado, por isso, não foram mais distribuídas senhas. A orientação aos usuários é ligar para o telefone (54) 3290-4406.
Como fazer o Cartão SUS
É preciso apresentar a carteira de identidade, carteira de habilitação, certidão de nascimento ou identidade de classe profissional e o CPF. Também é necessário levar um comprovante de endereço com data de emissão dos últimos 60 dias. Pode ser uma conta de água, luz, condomínio ou telefone fixo. O comprovante pode ser substituído por Carteira de Trabalho assinada por empresa instalada em Caxias do Sul, título eleitoral, se tiver sido transferido para Caxias do Sul após três meses, comprovante de matrícula do próprio usuário em instituição de ensino da cidade ou comprovante de matrícula de filho menor, acompanhado de documento de identificação.