Um grupo de voluntários realizou, neste sábado (28), entrega de marmitas para caminhoneiros em Caxias do Sul, na Rota do sol, próximo ao viaduto torto, e contou com apoio do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Com a dificuldade de encontrar restaurantes abertos, devido à paralisação das atividades no país, a ação ajuda os trabalhadores que viajam pelas estradas e circulam próximo à cidade neste final de semana.
15 pessoas serviram cerca de 100 marmitas. Todos protegidos com luvas e máscaras. O grupo é formado por pessoas da Igreja Assembleia de Deus, localizada no Bairro Reolon. Normalmente, a equipe conta com 25 componentes, mas alguns são do grupo de risco ao coronavírus e, por isso, não participaram da ação.
— Com essa restrição de aglomeração de pessoas, tivemos que parar com outro projeto nosso no bairro e agora aproveitamos para fazer as marmitas para os caminhoneiros. Os restaurantes fechados acaba atrapalhando eles. Estamos nos mobilizando para levar na rodovia — disse Juarez Girardello, 54 anos, coordenador do grupo voluntário.
No bairro Reolon, esse mesmo grupo atende e ajuda crianças desfavorecidas todas as sextas-feiras com jantar. O projeto se chama Bom Samaritano. Tudo com doação da comunidade e também arrecadações. Moradores de outros bairros, assim como empresários e outros parceiros ajudam a conseguir os mantimentos.
Sobre as marmitas para o caminhoneiros, uma parte foi preparada na noite de sexta-feira (27) e a outra na manhã deste sábado. A ideia é continuar com a ação em outras oportunidades.
— Tudo de forma voluntária. É bem gratificante. É como se fosse um compromisso, se tiver outras vezes, vamos novamente — completa o coordenador.