O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), se pronunciou na manhã desta quarta-feira (25) sobre medidas restritivas adotadas na cidade para combater o avanço da pandemia do coronavírus. Ele falou em uma transmissão em uma rede social acompanhado pelo vice-prefeito Édio Elói Frizzo (PSB) e pela médica infectologista Andréa Dal Bó, diretora das vigilâncias em Saúde de Caxias do Sul. Cassina pediu que a população mantenha isolamento social:
- Sabemos que o impacto na economia será grande e estamos tentando amenizar isso. Gostaríamos de anunciar medidas menos restritivas, mas nesse momento o que importa é a vida. Mais uma vez reiteramos que a ideia principal é que os idosos fiquem em casa, se resguardando, porque senão as consequências serão mais difíceis daqui para frente.
Leia mais
Confirmada primeira morte por coronavírus no RS; Serra tem 21 casos
Acompanhe os casos descartados e confirmados na Serra
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus
O pedido foi reiterado pelo vice-prefeito e pela especialista, que também falaram que o isolamento é essencial para evitar a propagação da covid-19. As declarações divergem do pronunciamento polêmico feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PR) na noite de terça-feira (24). Ele criticou as medidas restritivas adotadas por autoridades estaduais e municipais.
- Quero ratificar as posições que assumimos desde o começo. Buscamos medidas para blindar a nossa comunidade para que o vírus não se propague e a gente não enfrente um pico alto de contaminação. Independente dos discursos do presidente Jair Bolsonaro, que não dialogam com a equipe, estamos fazendo a nossa parte. É melhor prevenir do que ter que remediar - argumentou Frizzo.
- Se todas as ações que estamos desenvolvendo servirem para salvar uma vida que seja, já cumprimos nossa obrigação. Não temos medo de reclamações e de desgastes - completou Frizzo.
Um novo decreto foi assinado pelo prefeito na manhã desta quarta:
- Pedimos a compreensão de toda a comunidade caxiense. Estamos fazendo alguns ajustes e recomendações: concordamos com algumas coisas do governo Estadual e Federal e divergimos de outras. Acredito que estamos certos e talvez daqui uns dias possamos flexibilizar algumas restrições. Agora fiquem em casa, pelo amor de Deus - pediu Cassina.
FIQUE EM CASA
Em Caxias do Sul, são cinco pessoas estão em isolamento domiciliar e dois pacientes já estão curados do coronavírus. Os casos foram confirmados por laboratórios particulares, e por isso ainda não constam no levantamento estadual. A médica infectologista Andréa Dal Bó, diretora das vigilâncias em Saúde de Caxias do Sul, explica que os pacientes estão estáveis.
- Caxias está com uma situação bem mais favorável hoje em relação a outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Estamos tentando blindar a cidade para que a gente continue assim, e essas medidas são extremamente importantes. O mais importante é o isolamento domiciliar. As pessoas têm que se manterem em casa, principalmente, quem tem mais de 60 anos. Eles não devem sair de casa nem para ir ao mercado ou farmácia. O ideal é que familiares façam isso para os idosos.