Apesar das ações preventivas contra o coronavírus, as feiras itinerantes do agricultor e os pontos de safra de Caxias do Sul seguem mantidos. Esse tipo de comércio tem, em sua maioria, muitos idosos como clientes, justamente o público considerado potencialmente mais frágil em caso de contaminação. Conforme o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Valmir Susin, o atendimento ocorre com algumas restrições. Serão colocadas fitas para impedir a aproximação entre os feirantes e os consumidores. As bancas também deverão ficar mais afastadas uma das outras. A mudança será percebida na maior feira da cidade, que ocorre todos os sábados pela manhã nas proximidades do prédio da antiga Maesa, na Rua Plácido de Castro.
— Estamos monitorando o funcionamento, algumas mudanças mais devem ser feita durante a semana, talvez diminuir o número de feirantes. Mas todos estão orientados, tem que ter álcool gel, podem usar máscara e evitar o contato próximo — diz Susin.
Caxias tem 34 locais que recebem a Feira do Agricultor em dias diferentes na semana. O Ponto de Safra atende na Praça Dante Alighieri, na Praça da Bandeira e na Rua Treze de Maio.
A Ceasa Serra, no bairro Santa Lúcia, reduziu o expediente para três dias da semana: só abre nas segundas, terças e quintas-feiras.
— Estamos reduzindo o atendimento na Ceasa, mas não temos como para totalmente porque precisamos garantir o abastecimento — justifica Susin.
Leia também
Você tem mais de 60 anos? Busque proteção agora contra o coronavírus
Confira todos os itens do decreto que restringe o funcionamento do comércio e de outras atividades em Caxias do Sul
Decreto suspende passe livre e reduz oferta de transporte coletivo em Caxias do Sul