As medidas de prevenção ao coronavírus modificaram a rotina dos cultos religiosos em Caxias do Sul. As celebrações católicas com presença de público serão suspensas por tempo indeterminado a partir de sexta-feira (20), conforme nota assinada pelo bispo Dom José Gislon.
Leia mais:
Telefone para informar sobre casos suspeitos de coronavírus em Caxias é o 156
Postos de saúde de Caxias do Sul têm álcool gel suficientes para 20 semanas
A recomendação da Diocese de Caxias é de que os fiéis pertencentes aos grupos de risco ou que apresentem sintomas de resfriado fiquem em casa e acompanhem as celebrações pelos meios de comunicação ou pela internet. Os templos permanecerão abertos para quem quiser fazer suas orações individualmente.
A Catedral Diocesana anunciou que fará transmissão diária de missas pela sua página no Facebook. As celebrações poderão ser acompanhadas online de domingo a sexta, às 19h, e aos sábados, às 18h. As demais paróquias terão autonomia para transmitir as missas pelas redes sociais.
— Cada paróquia está orientada a se organizar, dentro de suas possibilidades, para transmitir as celebrações via internet — explica o chanceler do bispado, padre Eleandro Teles.
Também estão suspensas procissões, novenas, encontros quaresmais e tríduos. As tradicionais visitas a doentes foram incluídas na medida preventiva e não vão ser realizadas.
A Diocese reforça que batizados só devem ocorrer em situações especiais. Outra mudança envolve os matrimônios. Nesse caso, padres e noivos devem decidir em conjunto a celebração pública de casamentos agendados para os próximos dias.
Confira, a seguir, o serviço das medidas emergenciais adotadas por outras denominações religiosas:
Religiões de matriz africana
O Conselho das Religiões Afro-Brasileiras de Caxias do Sul e Região (CRAB) divulgou um comunicado na terça-feira (17) orientando a suspensão de "toda e qualquer atividade religiosa que culmine em aglomeração de pessoas, festas aos orixás, sessões de Exu e umbanda".
"Pedimos a proteção de Deus, de todos os Orixás e em especial ao Pai Xapanã, para que sejam misericordiosos com toda humanidade", diz a nota assinada pelo presidente do conselho, Pai Paulo Ghesla.
A medida segue as diretrizes dos órgãos de saúde, que recomendam a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas, bem como hábitos de higienização adequados.
Igrejas evangélicas
Conforme o vice-presidente do Conselho de Igrejas Evangélicas de Caxias do Sul (Ciecs), pastor Mauro Martin, todos os templos "estão seguindo rigorosamente as orientações do Ministério da Saúde". Algumas igrejas acrescentaram horários de reuniões e cultos para não ultrapassar o limite de 50 pessoas em ambientes fechados, além de reforçar o uso do álcool em gel e orientar fiéis que eventualmente apresentarem sintomas de gripe ou resfriado.
A Igreja Metodista, por exemplo, suspendeu todas as reuniões num prazo de 15 dias, e deve prorrogar a medida de acordo com a evolução dos casos de coronavírus no Brasil. Conforme o pastor João Emílio, os trabalhos de estudos bíblicos já estão sendo realizados via redes sociais. Os cultos, tradicionalmente celebrados aos sábados e domingos, ainda não foram cancelados, mas a medida está em análise:
— Num primeiro momento, apenas orientamos que as pessoas dos grupos de risco não comparecessem, mas agora estamos avaliando cancelar as atividades de final de semana para não colaborar com novos casos.
Já a Igreja Evangélica de Confissão Luterana decidiu suspender todas as atividades, inclusive cultos, por tempo indeterminado. A secretaria do templo segue em funcionamento para atendimentos de emergência, como sepultamentos e visitas pastorais.
— Estamos seguindo as orientações de Porto Alegre. Os cultos, que eram aos domingos, às 9h30min e às 19h30min, estão suspensos — informa o secretário executivo do templo, Luiz Paulo Geiger.
Como as igrejas evangélicas mantém autonomia entre si, a orientação é que os fiéis entrem em contato com o local que frequentam para verificar se as atividades foram suspensas.
Centros espíritas
A recomendação da União Municipal Espírita (UME) de Caxias do Sul segue a mesma linha. Os 12 centros ligados à entidade foram orientados a suspender palestras, reuniões de estudos e encontros de evangelização. A medida é válida até 31 de março, mas pode ser prorrogada de acordo com a evolução do número de casos de coronavírus na região.
— Estamos seguindo a orientação de cancelar todas as atividades com aglomeração de pessoas. Os atendimentos fraternos, que são individuais, ainda estão acontecendo, até para podermos dar um carinho para as pessoas neste momento difícil. Mesmo assim, esses atendimentos precisam respeitar a distância mínima de um metro — explica Rosa Maria Orlandin Festugato, presidente da União Municipal Espírita de Caxias do Sul.
O órgão também avalia a possibilidade de, nas próximas semanas, realizar palestras via redes sociais. A tecnologia já tem sido utilizada pelos espíritas para o compartilhamento de textos a serem lidos durante o período de recolhimento.