Por meio de uma nota, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Caxias do Sul, anunciou que o comércio de rua da cidade deverá ser fechado a partir deste sábado (21) e por 15 dias. A medida será tomada em cumprimento a um decreto que, segundo a entidade, será publicado ainda nesta sexta-feira (20) pela prefeitura, sendo válido a partir da meia-noite.
Ainda conforme a entidade, a decisão foi tomada em reunião com diversas entidades e permite que, por enquanto, lojas de equipamentos de saúde e serviços essenciais, como farmácias e supermercados, permaneçam em atividade. Desde quinta-feira (19) lojas de shoppings encontram-se fechadas, também em cumprimento a um decreto municipal que visa minimizar os impactos do coronavírus na cidade.
— O momento que vivemos exige responsabilidade coletiva e bom senso. Precisamos seguir as determinações da prefeitura para que o cenário de saúde e o impacto econômico não sejam ainda maiores em nossa cidade. Além de fechar o comércio, devemos seguir a recomendação de permanecer em casa — recomenda Idalice Manchini, presidente do Sindilojas, por meio da publicação.
A assessoria jurídica da entidade afirma que "o comerciante que desobedecer a determinação está sujeito às penalidades determinadas pelo município". Detalhes do decreto serão divulgados somente após sua publicação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 99700-2555 ou juridico@sindilojascaxias.com.br.