O prédio construído para sediar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Farroupilha vai receber o Centro Especializado em Saúde (CES) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a partir da semana que vem. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (12), em coletiva de imprensa, pelo prefeito em exercício, Pedro Pedrozo (PSB).
O espaço para a UPA no bairro São Luiz está pronto desde dezembro de 2016, mas fechado. A prefeitura desistiu ainda no início de 2018 de instalar um pronto atendimento no local em função da dificuldade de financiamento do serviço junto ao Estado e União, e também para priorizar o pronto-socorro do Hospital São Carlos, que está há anos em crise financeira. Em dezembro do ano passado, após obter a autorização do Ministério da Saúde para readequar o uso do local, a prefeitura divulgou que instalaria uma policlínica no espaço. A ideia era, além de levar o CES para o prédio, criar um Centro Integrado de Cuidados da Saúde da Mulher e da Criança e oferecer atendimentos voltados à saúde do homem.
Leia mais
Farroupilha espera aval do Ministério da Saúde para usar UPA como centro de prevenção ao câncer
Prefeitura de Farroupilha desiste de UPA e quer utilizar prédio para centros de especialidades
Farroupilha vai terceirizar administração da UPA
UPA de Farroupilha será inaugurada sem previsão de funcionamento
Policlínica irá funcionar em prédio que seria destinado para a UPA em Farroupilha
Conforme Pedrozo, outros serviços podem ser instalados no futuro no prédio. No entanto, ele ressaltou que neste momento a ocupação começa como uma forma de evitar a deterioração da construção. Segundo ele, o espaço precisa apenas de ajustes, como a transferência dos equipamentos do CES, de internet e limpeza.
A prefeitura chegou a cogitar a instalação o uso do prédio como um centro de prevenção ao câncer, mas em dezembro o agora prefeito licenciado Claiton Gonçalves (PDT) disse que o Ministério da Saúde autorizava apenas o uso como policlínica.
Mudança
O CES fica hoje em um prédio próprio do município no bairro Centenário. Agora, passará a abrigar apenas o posto de saúde, que já funciona no local. O Samu será retirado do Hospital São Carlos e transferido para o bairro São Luiz.
Coronavírus
Outra ação na área da saúde anunciada na coletiva de imprensa foi a criação de um comitê para acompanhar a situação da contaminação por coronavírus no município. A doença é considerada uma pandemia. De acordo com Pedrozo, o comitê envolve o poder público e a iniciativa privada para monitorar o avanço da covid-19 no município. Em Farroupilha, um paciente permanece em investigação. É um homem de 32 anos que teriam retornado recentemente da Itália.