Com um caso a mais registrado nesta quarta-feira (4), Caxias do Sul chega a cinco suspeitos de coronavírus. A Vigilância em Saúde do município informou a existência do quinto paciente – uma mulher adulta que retornou de viagem passando por diversos países da Europa – algumas horas antes da divulgação do boletim epidemiológico oficial do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual de Saúde, que continua trazendo o número desatualizado da cidade.
Leia mais
Municípios da Serra se preparam para cuidados em relação ao coronavírus
Infectologista de Caxias explica o que é o coronavírus e como se prevenir
Já o Ministério da Saúde confirmou o terceiro paciente infectado com a doença em São Paulo. O primeiro exame foi feito na rede privada e deu positivo. Exames de contraprova realizados no Instituto Adolfo Lutz confirmaram a infecção. São 530 casos suspeitos no país, 315 descartados e três casos confirmados para o covid-19.
No Rio Grande do Sul, o número de casos suspeitos passou de 82 na terça para 98 nesta quarta, sendo 19 casos novos e três descartados. No total, foram notificados até esta quarta-feira 142 casos, dos quais 20 foram descartados e 24 foram excluídos por não se enquadrarem no critério de suspeição.
Na Serra permanecem quatro cidades com casos em investigação. Canela, a última a entrar na lista de municípios com suspeitos na região, aguarda a chegada dos resultados das análises das amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) (Lacen). Os investigados são uma mulher e o filho dela, adolescente, que estiveram em viagem à Espanha. As demais cidades tiveram as amostras enviadas à Fiocruz e Adolfo Lutz em São Paulo e também esperam os resultados. O prazo para descarte de H1N1 é de sete dias no Lacen e de mais sete das para confirmação da doença nos laboratórios habilitados.
Seguem os casos investigados em Farroupilha (2) e Guaporé (1). Todas as pessoas estão em isolamento domiciliar.
Nos próximos dias, o Lacen deve se tornar apto a fazer os exames para o coronavírus. O laboratório deve receber os kits e a equipe deve ter treinamento.
Confira os casos suspeitos na Serra:
:: Em Farroupilha são dois homens de 32 anos que teriam retornado recentemente da Itália.
:: Em Caxias são cinco suspeitos: um casal de idosos que esteve em viagem à Itália; dois homens adultos jovens, um retornando da Itália e outro do Japão; e uma mulher que retornou de viagem passando por diversos países da Europa.
:: Canela tem dois pacientes, mãe e filho que voltaram de viagem à Espanha.
:: Guaporé tem um caso suspeito.