O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, anunciou nesta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa, a ampliação das medidas de prevenção contra o coronavírus. Este é o segundo decreto do município para combater a propagação da doença. Na última sexta (13), a prefeitura já havia publicado regras para o enfrentamento da pandemia.
Leia mais:
FSG suspende aulas em Caxias do Sul e Bento Gonçalves devido à pandemia de coronavírus
Coronavírus: show de Murilo Huff em Caxias está temporariamente adiado
Entre as principais medidas está a suspensão das aulas na rede municipal de 19 de março a 5 de abril, o cancelamento de eventos culturais e reuniões da administração pública. Também ficam suspensas, por 90 dias, as férias dos servidores da saúde e a utilização do ponto biométrico em todas as repartições municipais. O registro dos dias trabalhados será feito manualmente.
Outra medida é a modificação no fluxo de órgãos e secretarias, que passam a realizar somente atendimentos por telefone. São eles: Procon, Sala do Empreendedor, Secretaria de Administração e tele-agendamento nas secretarias de Finanças e Agricultura. Servidores que trabalham nestas secretarias poderão ser convocados para ações junto à Secretaria da Saúde.
O novo decreto ainda prevê a instalação de recipientes de álcool em gel em locais públicos e cartazes informativos sobre a doença. O documento também apresenta orientações sobre a realização de eventos com aglomeração de pessoas, incluindo festas comunitárias, missas, sessões de cinema, festas em casas noturnas e eventos esportivos.
Até o momento, Bento Gonçalves não apresenta casos de coronavírus. Duas suspeitas estão sendo analisadas em Porto Alegre.