O Parque dos Macaquinhos foi palco na tarde deste domingo (8) das comemorações do Dia Internacional da Mulher em Caxias do Sul. Entre as atividades, música, dança e poesia para denunciar temas como feminicídio e desigualdade salarial. A violência contra as mulheres, aliás, está entre os crimes que mais crescem no país.
Leia mais
Aumenta a presença feminina em cargos de liderança em Caxias do Sul Mulher: qual é o teu conselho para outra mulher?
Dos 91 casos registrados no Rio Grande do Sul no ano passado envolvendo mulheres, apenas quatro possuíam medida protetiva contra o agressor. O dado consta em levantamento divulgado pela Polícia Civil na última quinta-feira (5). A Serra registrou 11 feminicídios em 2019, conforme acompanhamento do Pioneiro — a cidade com mais crimes foi Caxias do Sul, com cinco vítimas. O estudo mostra ainda que 65 mulheres foram mortas na casa delas ou dos agressores, ou seja, o local mais perigoso é a própria residência.
— De norte a sul se fala no aumento da violência contra a mulher, dos feminicídios. É a nossa maior preocupação porque são as nossas vidas — destacou Joceli Queiroz, integrante do Fórum da Mulher Caxiense, entidade organizadora do evento.
Entre as dezenas de pessoas que acompanhavam a programação especial do 8 de Março, Alexandra Faccio era uma das mais entusiasmadas. Conhecida por espalhar mensagens de paz e amor pela cidade, Teca não cansava de repetir que mais atividades como a deste domingo precisam ser realizadas.
— Isso toca os corações e dá mais resultado, mostra para mais pessoas que temos de lutar por direitos e igualdade — disse.
Além das apresentações artísticas, uma feira criativa foi montada no parque com mulheres empreendedoras.
O Fórum da Mulher Caxiense é formado por diversas entidades da cidade e discute demandas que dizem respeito à vida das mulheres. No próximo sábado, dia 14, às 9h, o Fórum irá realizar uma ação na Praça Dante Alighieri para lembrar os dois anos da morte de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro morta em 14 de março de 2018.
Mais informações na página do Fórum no Facebook.