O setor pediátrico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central 24 horas de Caxias do Sul abriu neste sábado (1°). A especialidade passa a ser oferecida quase um mês após a data prevista, já que a previsão inicial era de a pediatria estaria funcionando ainda no dia 6 de janeiro.
Conforme o secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, dois médicos atendem na manhã deste sábado. Três especialistas estarão na unidade na parte da tarde e, à noite, dois estarão à disposição.
- O número de médicos é maior à tarde pois é o horário de maior procura. O objetivo também é que a UPA Zona Norte tenha o mesmo número de profissionais para atendimento - conta o secretário.
Conforme a assessoria da prefeitura, o InSaúde, que administra a UPA Central, a demora para que o atendimento começasse a funcionar ocorreu em função da dificuldade na contratação de profissionais da pediatria.
Inaugurada no dia 20 de dezembro de 2019, como último ato do ex-prefeito cassado Daniel Guerra (Republicanos), a UPA Central 24 horas atenderia apenas adultos. Conforme o secretário da Saúde na época, Júlio Freitas, as consultas pediátricas seriam oferecidas a partir de 6 de janeiro, o que acabou não se confirmando.
Na época da inauguração, a prefeitura, por meio de nota, disse que em função do período típico de férias, feriados e até das provas de residência, os médicos qualificados para assumir a assistência infantil na UPA Central só teriam disponibilidade a partir de janeiro.