Presos de Canela vão trabalhar na limpeza urbana, capina, roçada, conserto de calçadas e pinturas no município. Um termo de cooperação prevendo o trabalho dos apenados foi assinado nesta terça-feira (11) entre a 7ª Delegacia Penitenciária Regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a prefeitura de Canela.
Participarão do trabalho os detentos do Presídio Estadual de Canela e do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 7ª Região. Conforme o secretário de Serviços Penitenciários, César Faccioli, os objetivos principais são evitar a reincidência e preparar os presos para a ressocialização.
— A ideia da ressocialização é o principal objetivo da Lep (Lei de Execução Penal). É criar oportunidades para que o preso se prepare para o mercado de trabalho. O trabalho é uma forma de combater a ociosidade e afastar os apenados da reincidência, e também prepará-los para o retorno do convívio na sociedade — comenta.
Conforme o termo, todos os presos a serem selecionados para os trabalhos deverão ter ótima conduta durante o cumprimento da pena. Segundo a Susepe, em uma semana, deverão ser selecionados os presos; depois, ficará a cargo da prefeitura o início dos trabalhos e também o pagamento dos apenados, que deverão por lei receber pelo menos 75% do salário mínimo. A prefeitura já disponibilizou uniformes e equipamento de proteção individual para os trabalhos.
O termo de cooperação tem duração prevista de um ano, com possibilidade de renovação.