As reformas na Praça Garibaldi, em Antônio Prado, estão prontas desde 20 de setembro do ano passado. No entanto, a "cereja do bolo" será colocada nesta terça-feira (11), quando a inauguração de um imponente monumento a Giuseppe Garibaldi homenageia os 121 anos de emancipação política do município. A estátua de 3m70cm (com a base) e que pesa aproximadamente 1,3 mil quilos foi esculpida em mármore branco pelo italiano Enrico Pasquale na cidade de Chiampo (província de Vicenza, na Itália), e desembarcou na cidade serrana em outubro do ano passado. O artista será um dos convidados para a cerimônia, marcada para as 10h.
No entanto, nem os novos bancos, tampouco o ajardinamento e sequer o próprio monumento, razão da existência do evento, chamará mais atenção do que a presença de Annita Garibaldi Jallet. Aos 78 anos, ela é a única bisneta mulher ainda viva de Giuseppe e Ana Maria de Jesus Ribeiro ou, simplesmente, Anita Garibaldi. Filha de Sante e neta de Ricciotti, um dos quatro filhos do casal, Annita Jallet teve outros 12 irmãos e herdou o codinome da bisavó. Hoje, ela viaja por diversos países para participar de eventos que envolvam a linhagem Garibaldi.
— Convidei até o presidente da República para vir. A presença dela aqui é algo muito interessante — diz o presidente do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado (Cibrap) e coordenador do Projeto Memória, Fernando Roveda, que levou o convite pessoalmente a Annita em Roma, na Itália.
— Muitos pradenses e visitantes sequer sabem a origem do nome da praça. Até então, não havia nenhuma referência.
Annita Jallet desembarcou no último sábado (8) em Antônio Prado. Além de inaugurar o monumento do bisavô, ela plantará na cidade um exemplar da Rosa de Anita, híbrido criado na Itália para homenagear a heroína Farroupilha. Ela permanece na Serra até quarta-feira (12). Em seguida, passará também por Vacaria e pelas catarinenses Anita Garibaldi, Lages, Curitibanos, Laguna, Garopaba e Florianópolis, retornando à Itália no dia 18.
— Tive a oportunidade de visitar Bento Gonçalves, Gramado, a região de Porto Alegre, Caxias do Sul, passando por Santa Catarina até a fronteira com o Uruguai, mas nunca pensei em chegar até Antônio Prado, a última colônia italiana criada pelo governo imperial. Por isso estou feliz. Não sei se vou conseguir me expressar em italiano, mas tenho certeza que nos entenderemos muito bem — brincou Annita.
Vinda da Itália, a estátua de Giuseppe Garibaldi demorou pouco mais de 30 dias para chegar em solo pradense, entre o desenrolar de trâmites burocráticos entre os dois países e a longa viagem de navio. Ela foi enviada de Gênova e chegou ao porto de Rio Grande. De lá, embarcou para Caxias do Sul para o despacho aduaneiro.
Em Antônio Prado, a escultura de Giuseppe Garibaldi será fixada sob uma meia lua. O "herói de dois mundos", como ficou conhecido, empunha uma espada na mão direita apontada para o Rio Grande do Sul, tendo ao lado um mapa da Itália, representando os países pelos quais participou de lutas. A indumentária caracteriza principalmente os gaúchos, com o pala, o lenço e um quepe na cabeça.
A agora reestruturada praça de Antônio Prado, enfim, está devidamente abençoada pela linhagem Garibaldi.
Herói de dois mundos
Nascido em 4 de julho de 1807, Giuseppe Garibaldi ficou conhecido como o "herói de dois mundos" em razão de ter participado ativamente da Guerra dos Farrapos, de 1835 a 1845, e liderado a unificação do território italiano, cuja revolução se encerrou em 1870, com Roma se tornando a capital do país europeu.
Na Revolução Farroupilha, passou por diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul e, após o término da guerra, partiu para o Uruguai ao lado da companheira Anita, que conheceu em Laguna (SC). Ainda no Brasil, o casal teve o primeiro filho, Domenico Menotti, em Mostardas (RS). Rosa, Teresa e Ricciotti, pai de Annita Garibaldi Jallet, são nascidos em território uruguaio. Giuseppe morreu em 2 de junho de 1882, aos 74 anos.
Em 2021 será comemorado o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi (30 de agosto de 1821) em diversos países, como Brasil, Uruguai, Itália e San Marino. Por iniciativa do Consulado Italiano no Rio Grande do Sul, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) deu início a um projeto internacional para as comemorações da data, que prevê a realização de eventos em todas as cidades pelas quais passou a heroína Farroupilha. No Estado, o projeto deve ser implantado em 21 municípios. Dentre as ações estão inaugurações de monumentos, representações teatrais, edições e reedições de livros referentes à Anita Garibaldi, celebração de convênios de cooperação e irmandade entre as cidades e os países envolvidos e participantes.
Anita Garibaldi morreu aos 27 anos, em 4 de agosto de 1849, na cidade de Comacchio, na Itália.
Investimento de quase R$ 1 milhão
Quem não visita Antônio Prado há algum tempo e tem planos de voltar à cidade certamente não reconhecerá a Praça Garibaldi. O local passou por uma reformulação completa. As obras, que tiveram o custo total de R$ 999.205,99, começaram em janeiro do ano passado e demoraram oito meses para serem concluídas. A inauguração foi na marcante data de 20 de setembro.
Na primeira etapa ocorreu a ampliação e reformulação das calçadas no entorno da praça. Em seguida, foram mexidos também no parquinho, nos bancos, na iluminação, arborização, além de ter sido feito um novo desenho dos espaços internos. A prefeitura também investiu na construção e iluminação da base do projeto do monumento a Giuseppe Garibaldi, que foi doado ao município empresas, instituições e integrantes da comunidade.
— A iluminação agora é toda em led e investimos em um mobiliário moderno. O parque também recebeu um piso resistente a impacto — descreve o secretário de Planejamento, Fabiano Farinea.
Conforme Farinea, as obras foram executadas pensando principalmente nos eventos que são realizados, sendo o principal deles a Fenamassa:
— A praça está totalmente diferente, mais moderna, mais "clean", mas sem deixar de conversar com a beleza da nossa arquitetura mais antiga. Também não ficou com aquele aspecto meio sombreado, que causava a sensação de insegurança. A aceitação da população me deixou muito feliz.
Leia também
Setor de serviços têm maior índice de geração de empregos dos últimos anos
Para se destacar no mercado, empreendedores exploram conceitos diferenciados de negócios em Caxias
"Muitas vezes o empresário foca só na produção e esquece da gestão", afirma vice-presidente de Serviços da CIC Caxias