O posto de saúde do bairro Madureira, em Caxias do Sul, está sem luz. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, o motivo foi um furto de cabos de energia elétrica percebido na segunda-feira (10). Com isso, não estão sendo aplicadas as vacinas contra o sarampo desde o início da campanha. Os atendimentos clínicos estão sendo feitos pelos médicos, e os agendamentos ocorrem de forma manual.
Segundo a secretaria, a RGE foi acionada para fazer o conserto e a previsão inicial era de 24 horas para o restabelecimento da energia elétrica. O posto seguia sem luz na manhã desta quarta. Conforme a Secretaria da Saúde, no contrato com a companhia de energia elétrica está o endereço antigo do posto e, por isso, a RGE não localizou a UBS. Um novo contato foi feito para que o conserto seja efetuado.
Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, mesmo após o retorno da energia, é necessário um período de algumas horas para a refrigeração da geladeira onde as vacinas ficam estocadas no posto, para que elas possam voltar a ser aplicadas.
No início da tarde desta quarta-feira, em nota, a RGE disse que "o atendimento desta unidade está sendo priorizado, e será executado ainda na tarde desta quarta-feira, 12".
O prejuízo com o furto será do município, já que o material para substituir o cabeamento furtado é da Secretaria de Obras. A pasta não havia informado qual foi o valor do prejuízo até a publicação desta reportagem.