Até o início da tarde deste sábado (22), quase 24 mil veículos já haviam deslocado da Serra em direção ao Litoral Norte pela Rota do Sol. Movimento foi intenso no começo e final desta manhã diminuiu à tarde.
Segundo o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar que fiscaliza o trecho, mais de 600 motoristas já foram autuados desde a sexta-feira na RS-453 e RS-486 que ligam Caxias ao litoral. Entre as infrações mais frequentes estão o excesso de velocidade, com em torno de 530 autuações, e a ultrapassagem em local proibido, com cerca de 70 flagrantes.
Por volta das 23h de sexta, um homem de 28 anos foi preso por dirigir embriagado. Ele conduzia um Palio e seguia em direção a Terra de Areia, quando se envolveu em um acidente na altura do Km 256, em São Francisco de Paula. Foi submetido ao teste do etilômetro (bafômetro) que constatou a ingestão de bebida alcoólica acima do permitido em lei. O condutor foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Taquara, onde foi arbitrada fiança. Como não pagou, foi conduzido ao Presídio Estadual de São Francisco de Paula.
A expectativa é de movimento mais tranquilo na rodovia no decorrer do dia. O tenente Marcelo Stassak, acredita que o fluxo de veículos volte a se intensificar a partir de amanhã, mas no sentido contrário, Litoral-Caxias. Isso porque além das pessoas que foram até as praias apenas para o final de semana, muitos veranistas que ainda estavam em férias devem aproveitar o domingo para retornar à Serra. Outro pico de retorno deve ocorrer na terça-feira de Carnaval.