Cinco anos depois de ser transferido para a Rua Plácido de Castro e três anos após um recesso forçado por falta de verbas públicas, o Carnaval das escolas de samba está de volta à Rua Sinimbu. A prefeitura de Caxias do Sul atendeu ao pedido das agremiações em reunião na noite de quinta-feira (13) na prefeitura. As escolas irão se apresentar no dia 29 de fevereiro. Para isso, usarão fantasias e alegorias de outros carnavais.
As agremiações Acadêmicos do Arsenal e Acadêmicos do São Vicente irão desfilar com fantasias, alegorias e samba-enredo. Já as escolas Incríveis do Ritmo, Protegidos da Princesa e Pérola Negra farão apresentações com suas baterias em um palco montado na calçada da Catedral Santa Tereza, na frente da Praça Dante Alighieri.
Conforme o secretário municipal da Cultura de Caxias, Paulo Périco, as escolas solicitaram a troca de local por causa da iluminação.
— A Plácido de Castro tem muitas árvores e a iluminação não é boa. A iluminação da Sinimbu é melhor, com menos árvores. Na Plácido só iria ter apresentação das baterias no palco — explica Périco.
A presidente da Acadêmicos do São Vicente, Carla Borges, afirma que a agremiação não iria participar da apresentação na Plácido de Castro apenas com a bateria no palco. Com a mudança, agora a escola poderá se apresentar com desfile completo.
— Com a mudança para a Sinimbu vamos participar. Vamos com fantasias, alegorias e samba-enredo. Desfile completo — conta Carla.
Conforme o diretor de Carnaval da Associação das Entidades Carnavalesca de Caxias do Sul (Assencar), Elvino Santos, ele acredita que pode haver mudanças no número de escolas que participarão do evento no dia 29 de fevereiro. Ele diz ainda que o esforço das agremiações é para retomar a cultura do Carnaval em Caxias do Sul.
— Muitas escolas estão revisando seus materiais que estavam guardados em depósitos e barracões. É um processo de restauração de materiais, pois muitos podem estar danificados, aliado ao pouco tempo de preparação para as apresentações e desfiles. O principal objetivo é retomar o carnaval, esse é o grande empenho das escolas no momento, para garantir que ano que vem tenha carnaval — diz Santos.
A folia na Sinimbu começa às 19h no dia 29 de fevereiro, um sábado. A prefeitura fornecerá as estruturas e servidores para montagem de palco e fechamento de rua. Além disso, haverá apoio da Guarda Municipal, Brigada Militar, Codeca, do Samae e ambulância. No dia do desfile, a Fiscalização de Trânsito fechará a Rua Sinimbu, entre a Alfredo Chaves e a Dr. Montaury, a partir das 17h.
Confira a programação do desfile do Carnaval na Sinimbu:
19h - Abertura oficial e apresentação dos DJs Gui Correa e Rafa Oliveira
20h - Desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Arsenal
21h - Desfile da Escola de Samba Acadêmicos do São Vicente
22h - Apresentação da bateria da Escola de Samba Incríveis do Ritmo
22h50 - Apresentação da bateria da Escola de Samba Protegidos da Princesa
23h40 - Apresentação da bateria da Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra