A Expresso Vila Oliva, concessionária de transporte coletivo que atende a região de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, vai seguir operando as linhas por mais um ano. A empresa prorrogou, na última sexta-feira (21), o contrato que mantém há 10 amos com o município. Nos últimos dias, circulou na comunidade a informação de que a as atividades seriam encerradas.
Conforme César Augusto Sturmer, proprietário da empresa, o contrato com o poder público, de fato, venceria nesta quinta-feira (27) e a direção cogitou desistir do serviço. No entanto, a renovação foi negociada para os passageiros não ficarem sem transporte.
O motivo para o descontentamento é o prejuízo das linhas, devido ao baixo número de passageiros e o alto índice de gratuidades entre os que utilizam o transporte. De acordo com Sturmer, a isenção para quem tem 60 anos ou mais (conforme lei municipal), ao invés de 65 anos (determinado por lei federal), e a demora nos reajustes de tarifa tem contribuído para tornar as operações insustentáveis.
— Como está hoje não tem condições de trabalhar. Quando assinamos o contrato, não havia essa lei municipal e ela foi pensada para o transporte urbano — destaca.
Em dificuldades financeiras, a empresa atrasou as férias e o 13º dos funcionários, que foram quitados somente neste mês. Além disso, fretamentos ajudam a complementar a receita e manter as atividades da empresa. Apesar de ter prazo de 12 meses, o novo contrato pode ser encerrado antes, caso a nova licitação do transporte intramunicipal seja finalizada antes desse prazo. César garante que não há interesse em participar da nova concorrência, ainda não lançada.
— Vai ter que mudar muita coisa para ter gente interessada nessa licitação — observa.
O secretário de Trânsito, Alfonso Willembring, reconhece que as empresas do transporte operam com déficit. Assim como Sturmer, ele também afirma que o reajuste da tarifa, que entra em vigor nesta sexta-feira (28), ameniza, mas não resolve o problema. A tarifa máxima cobrada pelo Expresso Vila Oliva para Fazenda Souza passa de R$ 4,80 para R$ 9,47.