O abastecimento de água em Nova Petrópolis foi normalizado nesta segunda-feira (17), com a regularização dos níveis da barragem Santa Isabel. Conforme a Corsan, a chuva do domingo (16) fez com que o manancial ficasse a cerca de um metro para extravasar. Desde o dia 5 de fevereiro, a companhia usava caminhões-pipa para garantir o abastecimento no município de cerca de 20 mil habitantes.
A Corsan fez, nos últimos 10 dias, a perfuração de dois poços artesianos na localidade de São José do Caí. A água captada nesses locais foi levada por meio de sete caminhões-pipa para o sistema de abastecimento da cidade. Já um poço na Linha Imperial foi reativado com ligação direta na rede e outros dois foram perfurados ao longo do leito da barragem Santa Isabel, na Linha São Jacó.
Leia mais
Primeiro poço perfurado para reforçar abastecimento de água em Nova Petrópolis será acionado no fim de semana
Com baixo nível dos reservatórios, Nova Petrópolis recebe água de represa que abastece Gramado
Polícia Civil instaura inquérito para investigar barragens ilegais em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis decreta situação de emergência para amparar abastecimento na cidade
Conforme a Corsan, além dessas ações, foram reforçados e feitos controles de pressões para evitar vazamentos que geravam desperdício de água. A companhia também tinha projetado a construção de um poço de água no bairro Piá até o fim do ano, mas agora informou que vai avaliar nos próximos dias a necessidade.
Os níveis da barragem Santa Isabel, principal reservatório de água da cidade, despencaram na cidade devido à falta de chuva e barramentos irregulares de nascentes que abastecem o manancial. Inicialmente, a Corsan retirou água de uma represa que abastece municípios vizinhos para transporte em caminhões-pipa. No entanto, a situação gerou reclamações de moradores e, no dia 8, consumidores de Gramado impediram a passagem dos veículos. As manifestações ocorreram porque a cidade também tem sofrido com problemas no abastecimento de água.
Leia também
Obras bloqueiam a Rua Vinte de Setembro pelo menos até o final da semana em Caxias Cerca de 70 mil alunos voltam às aulas nesta semana nas redes municipais das cidades mais populosas da Serra
Rota do Sol é liberada depois de retirada de ônibus envolvido em acidente com morte em Caxias
"Eles foram passar o dia no litoral", conta dono de ônibus envolvido em acidente com duas mortes em Caxias