Uma frente fria que atua sobre o Rio Grande do Sul provocou instabilidade no Estado nesta quinta-feira (9). Na Serra, depois de uma quinta marcada pelo predomínio de sol, pancadas isoladas foram registradas no final da tarde.
Mesmo com a instabilidade, os termômetros voltaram a apontar máximas elevadas em todo o RS. A maior do dia foi medida em Campo Bom, no Vale dos Sinos: 39,7°C. Na Capital, a temperatura oscilou entre 21,4°C e 38°C.
A frente fria avança, provocando chuva em todo o território gaúcho nesta sexta-feira (10). Estão previstas pancadas moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e de vento que pode alcançar 50 km/h. Entretanto, não devem ser medidos grandes volumes de água — os maiores acumulados não passam de 15 mm, quantidade que representaria cerca de 10% da média de toda a chuva esperada para o mês de janeiro no Rio Grande do Sul.
Na Serra, o tempo segue instável durante todo o dia. Em Caxias do Sul, o dia amanheceu com céu encoberto. O sol aparece, mas há previsão de pancadas de chuva em pontos isolados. A mínima é de 23°C e a máxima de 32°C.
No sábado (11), a frente fria perde intensidade ao mesmo tempo em que uma massa de ar seco avança pelos pontos mais ao sul do RS. Assim, o tempo volta a ficar firme nesta faixa, com o sol aparecendo entre nuvens. Nas demais áreas, ainda há previsão para chuva isolada e passageira.