A falta da vacina pentavalente já afetou 2,4 mil crianças que deixaram de ser imunizadas em Caxias do Sul. Após o cancelamento da compra de um lote reprovado em teste de qualidade, o Ministério da Saúde retomou o fornecimento da vacina. Parte da remessa foi destinada ao Rio Grande do Sul e, na sexta-feira (10), a vacina começou a ser distribuída aos municípios por meio das coordenadorias regionais.
Leia mais
Vacina pentavalente está em falta na rede pública de Caxias há cerca de um mês
Faltam vacinas nos postos de Caxias do Sul
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que as doses cheguem à Caxias na próxima segunda-feira ou terça-feira, sendo disponibilizadas pelas unidades básicas de saúde (UBSs) dentro de uma semana. A expectativa é que a distribuição ao público seja retomada a partir da sexta-feira (17).
A quantidade distribuída pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde aos municípios de abrangência não foi informada ao município, mas a administração local acredita que as doses fornecidas não serão suficientes para atender à demanda na cidade. Por isso, em um primeiro momento, a secretaria pretende organizar o atendimento de forma a priorizar os usuários em atraso.
A vacina é aplicada nas crianças aos dois, quatro e seis meses de idade e protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B. Na cidade, a imunização está em falta desde o início de dezembro passado, sendo que o problema de estoque iniciou ainda no mês de julho. A rede particular também registra falta da vacina pentavalente na cidade.