Começa nesta segunda-feira (6), a segunda etapa do processo de matrículas para o ano letivo 2020 na rede municipal de ensino em Caxias do Sul. O período, que se estende até o dia 17 de janeiro, pode ser aproveitado por quem perdeu o prazo da primeira etapa — em novembro de 2019 — voltada para para crianças da Educação Infantil (de quatro a cinco anos, nascidas até 31 de março de 2016 e 31 de março de 2015, respectivamente), e para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (com seis anos, nascidas até 31 e março de 2014).
A segunda etapa aberta pela prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), também pode ser aproveitada por quem deseja solicitar transferência do Ensino Fundamental (2º a 9º ano).
— Este é um momento para aqueles alunos que foram contemplados, porém, a escola não é próxima de sua residência, sendo assim, eles podem solicitar transferência. É importante ficarem atentos, também, aos prazos, para que não percam o período — afirma a titular da Smed, Flávia Vergani.
As inscrições podem ser feitas nas escolas públicas, na Central de Matrículas e, também, pelo site. São necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento; documento do responsável; e comprovante de endereço. Já para as transferências, deve ser levado o atestado de escolaridade.
No dia 24 de janeiro serão divulgadas as designações da segunda etapa e as matrículas devem ser feitas no período do dia 27 de janeiro a 7 de fevereiro de 2020. Entre os dias 6 e 17 de janeiro também será aberto o período para as matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental. As mesmas deverão ser feitas na Central de Matrículas ou nas secretarias das escolas municipais que oferecem a modalidade de ensino: Caldas Júnior, Dolaimes Stédile Angeli, Guerino Zugno, Presidente Castelo Branco, Prefeito Luciano Corsetti, e Rosário de São Francisco.