Até o dia 31 de janeiro serão conhecidas as propostas de empresas interessadas no asfaltamento da Estrada Municipal João Boldo, que dá acesso aos bairros Brandalise e Pedancino, na zona norte de Caxias do Sul. O processo de contratação da obra teve início no dia 26 de dezembro, com a publicação do edital de licitação. O investimento havia sido anunciado em maio de 2019 pelo então prefeito Daniel Guerra (Republicanos).
Ao todo, serão asfaltados 885 metros, da RS-122 até a ponte sobre um arroio que passa pela localidade. Além do asfaltamento, serão realizadas obras terraplenagem, drenagem, serviços complementares e sinalização. O trabalho tem duração prevista de oito meses e custo estimado em R$ 1,7 milhão.
O projeto integra o Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI), que prevê o asfaltamento de 70 quilômetros de estradas do interior. Entre as justificativas para o investimento, estão a facilitação do escoamento da produção rural, reduzindo o custo de transporte e, consequentemente, dos produtos, além de diminuir as perdas. Outros benefícios apontados são a redução no custo de manutenção das vias ao poder público e o desenvolvimento do turismo rural.
Além da estrada João Boldo, há processos licitatórios abertos para o asfaltamento de parte da Estrada Municipal José Zanette, em Vila Seca, e para a construção do novo acesso ao bairro Planalto pela BR-116. Ambas as obras integram o PDI.