A primeira mulher a presidir a Comissão Comunitária da Festa da Uva de Caxias do Sul seguirá à frente da organização do evento, mesmo após o impeachment do prefeito que convidou a psicóloga Sandra Randon a assumir o cargo, em fevereiro de 2017. A saída de Daniel Guerra (Republicanos) também não altera a data da 33ª edição: de 12 a 28 de fevereiro de 2021. O presidente do Conselho Comunitário do evento e presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Ivanir Gasparin, explica que as decisões referentes ao evento foram tomadas para desvincular a Festa da Uva da figura política e do nome do chefe do Executivo.
— Quando soubemos da cassação, conversei com o prefeito interino (Flavio Cassina, PTB) para manter as decisões tomadas pelo conselho. A Festa da Uva é soberana, por isso, não deve ser vinculada a nomes políticos — defende ele.
Leia mais
Festa da Uva prorroga inscrições para rainha
Ao menos 20 interessadas buscam patrocínio para concorrer a rainha da Festa da Uva
Comissão da Festa da Uva 2021 define data do evento
Inscrições para rainha e princesas da Festa da Uva 2021 começam nesta segunda-feira
Sandra Randon aceita o convite e será a primeira mulher a presidir a Festa da Uva
Cassina, único candidato à eleição indireta da próxima quinta-feira (9), ainda não se manifestou oficialmente sobre a permanência de Sandra no cargo, mas, se ele for confirmado prefeito, a tendência é que nada mude em relação à próxima Festa. Até agora, porém, ele só garantiu que "a única coisa que posso dizer é que já tem uma data e ficou para 2021. Não teríamos tempo de providenciar para 2020. Vamos ver quem gostaria de permanecer na Comissão Comunitária".
Sandra Randon afirma que segue no cargo e, assim que o novo prefeito tomar posse, deverá se reunir com ele para definir alguns pontos e alinhar questões referentes à Festa da Uva 2021.
— Temos que reforçar que a Festa da Uva tem uma desvinculação política da figura do prefeito, porque o chefe do Executivo é um dos ocupantes de uma das cadeiras do nosso conselho. São nove entidades caxienses que têm a responsabilidade de pensar e decidir a Festa. Quem têm a função de mudar a data da Festa ou paralisar o evento são os integrantes do conselho. Quando decidimos realizar o evento em 2021, foi justamente para que o prefeito que se mantivesse ou fosse eleito abraçasse a Festa da Uva. A ideia é criar um sentimento de união em torno da Festa.
Ela ressalta ainda que, assim que o conselho soube da cassação de Guerra, reuniu-se para conversar sobre a situação:
— Manteremos a Festa da Colheitas, as inscrições para a escolha da rainha e todo o projeto em andamento para a próxima edição. Continuo como presidente da comissão da Festa da Uva, mas, assim que o prefeito assumir, precisamos conversar para organizar alguns pontos e questões. A primeira pergunta que me fizeram quando aconteceu o impeachment era se eu também iria abandonar o meu cargo. Como a presidência é um cargo voluntário e embora a indicação tenha partido do prefeito Guerra, eu fui aceita pelo conselho. Então, só posso sair se eles decidirem pela minha saída. Acredito que vamos continuar com o mesmo cenário, mas resolver algumas questões e detalhes referentes ao evento.
Presidente acredita que "clima de indecisão" e insegurança financeira de empresas prejudicou patrocínios e inscrições de candidatas a rainha
A escolha das soberanas de 2021 está prevista para maio deste ano, mas as inscrições abertas no dia 18 de novembro e que deveriam ter sido encerradas em 18 de dezembro foram prorrogadas até 6 de março. O motivo: até o final do primeiro prazo, nenhuma empresa confirmou patrocínio, uma das exigências do regulamento, para possíveis concorrentes. Vinte jovens manifestaram desejo de competir, mas seguem sem apoio financeiro até esta terça-feira (7). Na festa de 2019, as concorrentes já estavam todas definidas seis meses antes da cerimônia de escolha. Mesmo assim, a presidente demostra confiança de que até o final do prazo, as interessadas vão efetuar as inscrições.
— Prorrogamos o período de inscrições porque o clima na cidade era de indecisão e as empresas e entidades nos procuraram e demostraram insegurança em relação às questões financeiras e aos custos de patrocinar uma candidata. Acredito que ainda vamos ter um bom número porque temos 20 interessadas que retiraram as fichas. Trabalhamos com esse número. Agora a missão da comissão é visitar as empresas, colocar-se à disposição para explicar como podem patrocinar uma candidata e mostrar a importância de uma empresa estar junto com a Festa da Uva, a comunidade apoiar uma candidata à rainha da Festa da Uva para que não se perca essa tradição que faz parte da história.
Questionada sobre a possibilidade de a comissão ter que reavaliar o modelo de escolha do trio, caso não haja entidades suficientes para patrocinar interessadas, ela explica:
— A comissão social estará empenhada em manter o mesmo modelo de escolha, com candidatas, patrocinadores, desfile e torcidas. Claro que conforme acontecerem as coisas, vamos ter que sentar, conversar e reavaliar. Ainda não pensamos em nenhuma outra modalidade de escolha da rainha da Festa da Uva. Agora, o mais importante é buscar a união da comunidade em torno da Festa da Uva, que é a maior da nossa cidade, que é um marco de Caxias do Sul e precisa desse apoio.
Ainda segundo ela, agora é momento de fortalecer o nome do evento e de Caxias do Sul.
— Neste ano, temos a Festa das Colheitas. Nós somos reconhecidos pela nossa uva, pela agricultura familiar e temos que reforçar o que temos de melhor em Caxias. Creio que a turbulência política que marcou nossa cidade mexeu com toda a comunidade e deixou todos preocupados, mas temos muito a comemorar e a falar sobre nossa cidade que se reinventa e se reescreve a todo instante, e esse será o espírito da comissão e da Festa da Uva em busca das nossas candidatas e de patrocinadores.
A falta de candidatas, segundo a organização da Festa, é reflexo da falta de patrocinadores para arcar com os custos da disputa ao título de rainha e princesas. O gasto não é divulgado pela Festa da Uva, mas, para se ter uma ideia, em 2015, cada entidade investiu, em média, cerca de R$ 30 mil durante o concurso para bancar uma representante.
SAIBA COMO PATROCINAR
— Se tiver interesse em patrocinar uma candidata, a empresa ou entidade pode entrar em contato com a Comissão Social pelos telefones (54) 3207-1133 e (54) 3211-0719.
— Inscrições: na Réplica 4 do Parque de Eventos da Festa da Uva, por meio de agendamento pelo telefone (54) 3207-1133. Antes, as interessadas devem retirar o regulamento no escritório da Festa Nacional da Uva, na Rua Carlos Giesen, 1.297, sala térrea, bairro Exposição.
Leia também
Confira as opções de oficinas oferecidas pelo Instituto de Leitura Quindim, em Caxias
Carcaça de locomotiva é restaurada e vira atração em Carlos Barbosa
Daniel Guerra cita imprensa para tentar reverter cassação