A prefeitura confirmou para julho a realização da Expo Farroupilha, evento criado em 2018 e que abrange a programação da Festa Nacional do Kiwi (Fenakiwi), a mais tradicional do município. O detalhamento de datas e atrações deve ser feito na próxima terça-feira (4), quando ocorrerá o lançamento da mostra.
O prefeito Claiton Gonçalves (PDT) garante que a marca Expo Farroupilha - Fenakiwi será mantida. A mudança de nome foi alvo de polêmica na cidade antes da realização do novo evento. Outra alteração foi que a Fenakiwi costumava ocorrer em períodos mais frios, mas a prefeitura decidiu, na edição de 2018, realizar o evento em novembro. O prefeito diz que a primeira Expo Farroupilha era um teste, que resultou na percepção de que o melhor período para a realização é em julho.
— A ideia de se fazer em novembro era mais um piloto, porque como nós passamos dar grandeza ao moscatel, e o moscatel é uma bebida leve, efervescente, que se bebe gelada, talvez ela fosse mais apreciada no verão. Mas não é um erro, é um piloto de mudança de conceito da Fenakiwi. A região não está preparada para eventos nessa época — explica.
Na programação, o prefeito destaca, por enquanto, apenas a realização de dois simpósios sobre os frutos destaques do evento, o kiwi e a uva.