Após cinco anos do fechamento da Escola de Educação Infantil Crescer e Aprender, no bairro Santa Lúcia Cohab, em Caxias do Sul, a instituição voltará às atividades. O atendimento será retomado nesta quarta-feira (29), a partir das 7h, junto com todas as escolinhas do município.
Leia mais
Fechada desde 2013, escolinha de Caxias do Sul passará por reformas Escola infantil do bairro Santa Lúcia, em Caxias, começa a ser reformada Pais protestam contra demora nas obras da Escola Crescer e Aprender, em Caxias
A escola está fechada desde 2014 para reformas no prédio. Em uma área de 629 metros quadrados, a obra incluiu remoção de reboco, azulejos, pisos, colocação de janelas em alumínio, adaptação do pátio, pintura, construção de rampa e escada de acesso com abertura. O espaço é composto por sete salas de aula, sala de direção, cozinha, refeitório, lavanderia, sala dos professores, depósito e banheiros.
Durante o período que a escola esteve fechada, as crianças foram encaminhadas para dois prédios alugados pela Secretaria Municipal de Educação, no bairro Cinquentenário. Agora, a Crescer e Aprender irá atender, em oito turmas, 98 crianças de zero a cinco anos de um desses edifícios, incluindo as que vierem a se matricular. Outro desses espaços do bairro Cinquentenário continuará em funcionamento com o nome Crescer Cinquentenário, atendendo 50 crianças de zero a três anos.
Segundo a secretaria, além das condições climáticas que implicaram no atraso da reforma, a demora ocorreu também devido à empresa contratada em 2014 que abandonou o projeto no início de 2015. O contrato foi rescindido oficialmente somente em 2017. Após, foi encaminhada uma nova licitação em 2018 e as obras reiniciaram em fevereiro do ano passado com uma nova empresa no comando. O investimento total foi de R$ 1,2 milhão.