A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul recebeu 1,6 mil doses da vacina pentavalente nesta segunda-feira (13). A imunização estava suspensa na rede pública de saúde há mais de um mês, mas os problemas no abastecimento ocorrem desde metade do ano passado. No entanto, as doses recebidas, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, não são suficientes para garantir a vacinação de todas as crianças.
Conforme a pasta, as vacinas começaram a ser distribuídas e a entrega para os postos de saúde será concluída até o início da semana que vem. Por isso, a recomendação é que os pais liguem para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para saber se há doses disponíveis. Caxias tem uma lista de espera pela vacina com 2,4 mil crianças.
Leia mais
Vacina pentavalente está em falta na rede pública de Caxias há cerca de um mês
Faltam vacinas nos postos de Caxias do Sul
Os bebês têm de receber três doses, que são aplicadas aos dois, quatro e seis meses. A vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B.
A falta de vacinas ocorre em função de problemas no abastecimento por parte do Ministério da Saúde. Na semana passada, o governo federal distribuiu para todo o Brasil 1,7 milhão de doses em caráter emergencial — destas, 41 mil apenas para o Rio Grande do Sul.