Representantes da prefeitura de Caxias do Sul e do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) acertaram na manhã desta quarta-feira (15) que o contrato para a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte será cumprido até setembro. Ainda na gestão do prefeito Daniel Guerra (Republicanos), que foi cassado pela Câmara de Vereadores, a organização social tinha feito um aviso prévio para deixar a gestão compartilhada da UPA a partir do final de janeiro.
Conforme o então secretário da Saúde, Julio Cesar Freitas da Rosa, a mudança na gestão é resultado do aprimoramento dos mecanismos de fiscalização, que verificou o descumprimento de parte das exigências contratuais. De acordo com o secretário, a administração municipal passou a cobrar as adequações e a descontar valores em relação às metas não atendidas.
Leia mais
IGH deixará gestão da UPA da Zona Norte em Caxias do Sul
Instituto que gerencia UPA da Zona Norte de Caxias garante que atendimento não será prejudicado com fim do contrato
Secretaria da Saúde quer manter IGH na gestão da UPA da Zona Norte de Caxias
O aviso prévio foi retirado após Flavio Cassina (PTB) assumir como prefeito. Na reunião nesta quarta, a prefeitura decidiu fazer um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o IGH. Os ajustes finais serão feitos em uma reunião no início de fevereiro. A secretária da Saúde, Marguit Weber Meneguzzi, não adianta quais serão as propostas de alteração no contrato feitas neste TAC. Segundo ela, a decisão de cumprir o contrato em vigor com o IGH é para garantir a assistência à população.
— Agora, nós estamos em um novo momento da administração (municipal) e eu pedi para analisar esse motivo (de saída do IGH). Seria prematuro concordar com a saída do instituto sem ter como garantir a assistência à população.
O IGH foi o vencedor da licitação que garantiu a abertura da UPA da Zona Norte em setembro de 2017. O contrato é renovado anualmente. Para 2020, Marguit diz que a secretaria estuda lançar uma nova licitação, o que pode resultar em outra organização vencedora.