Duas semanas após o lançamento, o abaixo-assinado online que busca a reabertura do quartel do Corpo de Bombeiro Militar da Zona Norte de Caxias do Sul já ultrapassou a metade da meta de assinaturas que é de 5 mil. A campanha, que começou no dia 6 de janeiro, tem pouco mais de 2.650 assinaturas online.
Conforme o presidente do loteamento Jardim das Torres, no bairro Santa Fé, Rafael Gomes Bado, o objetivo é levar o documento para o secretário estadual da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, e para o governador do Estado, Eduardo Leite. O abaixo-assinado será encerrado no dia 6 de fevereiro.
Leia mais
Prédio do 5º Batalhão de Bombeiros Militares na região norte está fechado há quase três anos
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Caxias do Sul, tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, diz que o quartel foi fechado em 2016 por falta de efetivo. Pinheiro afirma que não pode dar uma data de previsão de reabertura do local.
- Não posso, como comandante, me comprometer com uma data porque não depende tão somente do meu planejamento ou das minhas ideias. Depende de um consenso a nível governamental e também eu preciso fazer esforços no sentido de reestruturar aquele quartel, seja nas instalações físicas, seja em viaturas, equipamentos de proteção individual ou coletivo, mas principalmente também no recompletamento de efetivos que determina a capacidade de cada batalhão, de como ele vai fazer a gestão do recurso, seja humano, seja material - diz o comandante.
Conforme Pinheiro, uma das metas de trabalho dele, desde quando assumiu o comando dos bombeiros em Caxias do Sul, é rever a situação do fechamento do quartel da Zona Norte. Porém, este é um plano de médio a longo prazo, segundo o tenente-coronel, pois um projeto tem de ser feito. Pinheiro diz ainda que há um déficit de efetivo em Caxias do Sul e este fator é agravado nesse período, por causa da demanda em outras áreas como o Litoral Norte e Sul. O efetivo previsto em Caxias do Sul é de 61 soldados, porém hoje a corporação conta com 47 bombeiros militares.