Em 2020, o Cinema de Verão volta a botar a telona nas ruas de Caxias do Sul. Do centro da cidade direto para a Central do Brasil (1998), a sétima edição da mostra abriu ontem com a exibição do longa brasileiro indicado ao Oscar. Por volta das 19h os espectadores começaram a ocupar as cadeiras disponibilizadas na Praça Dante Alighieri. Cinéfilos que esperavam a mostra e também os desavisados foram, aos poucos, parando para prestigiar a atração marcada para às 20h, que reuniu mais de 100 pessoas em uma noite de clima ameno e céu limpo.
Leia mais
Com 27 filmes em exibições espalhadas pelos bairros de Caxias, Cinema de Verão inicia nesta segunda-feira
Clássico "Central do Brasil" abre programação do Cinema de Verão 2020
— Já começamos bem. A expectativa é ver a cidade feliz. Quando a gente ocupa os espaços públicos a gente se reconhece na cidade — exclamou o idealizador e curador do Cinema de Verão, Robinson Cabral.
A programação animou o casal Ariana Monique Raminelli, 35, e Wagney Raminelli, 39. Eles chegaram às 19h e conseguiram sentar na primeira fileira da plateia. Naturais de Nova Friburgo (RJ), eles mudaram-se há uma semana pra Caxias do Sul e já engajaram-se ao circuito cultural da cidade.
— Participamos ontem do TumTum Instrumental, no Parque dos Macaquinhos, e como vimos na tevê que hoje teria filme aqui, viemos também _ afirma o publicitário, animado em assistir novamente o clássico do cinema brasileiro.
Ariana nunca tinha visto o filme e pôde acompanhar pela telona a instigante saga da professora que escreve cartas para analfabetos e acaba envolvendo-se na busca pelo pai de um menino no Nordeste.
— Acho muito bacana o cinema ao ar livre, lá em Nova Friburgo também frequentávamos — afirma a profissional de estética.
Exibições pela cidade
A produção nacional, estrelada pelas atrizes Fernanda Montenegro e Marília Pêra, é a primeira da lista exclusivamente dos anos 1990, seguindo a cronologia das últimas edições, com os clássicos de cada década. O cinema de Verão ocorre ao longo dos próximos 13 dias, com exibições gratuitas itinerantes em espaços da cidade como o Sesc, a Lagoa do Desvio Rizzo, a Casa Paralela, além das praças de Galópolis, Forqueta, Santa Lúcia do Piaí e Vila Seca.
A programação inclui 27 filmes de diferentes gêneros cinematográficos, inclusive para o público infantil _ como Rei Leão, que será exibido no dia 8 de fevereiro, às 15h, no SESC. O longa italiano A Vida é Bela (1997) encerra o ciclo desta edição no dia 9, às 20h30min, no pátio da Igreja São Pelegrino. O financiamento é da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), com realização da Varsóvia Educação e Cultura e Sesc/Fecomércio.
Leia também
Confira o tema do Bloco da Ovelha deste ano