A preocupação com o futuro da preservação do centro histórico de Antônio Prado chegou até as salas de aula. O projeto Nosso Patrimônio, Nossa História, de autoria do pesquisador Fernando Roveda, surgiu em 2006 e incentiva os alunos a conhecerem sua história e terem orgulho dela. Não foi um projeto fácil de ser implantado, mas Roveda e a comunidade já estão colhendo os resultados.
Leia mais:
Saiba como Antônio Prado aprendeu a conviver com o tombamento
"Foi um ato de violência simbólica, mas necessário", diz arquiteta sobre tombamento do patrimônio de Antônio Prado Recursos para restaurar casas de Antônio não são igualitários
"A comunidade deve se beneficiar do tombamento", diz prefeito de Antônio Prado
O tombamento dos 48 imóveis, em 1990, localizados da área central da cidade, gerou vários conflitos. Alguns proprietários são contra o ato imposto pelo Iphan até hoje. Foi no meio dessa "guerra" de opiniões que Roveda começou a desenvolver o trabalho junto às escolas, de forma voluntária.
— Foi um trabalho de formiguinha — lembra o pesquisador.
No projeto, as pequenas moradias em estilo italiano e os prédios com as cores e características arquitetônicas são confeccionados por alunos das escolas públicas da cidade.
No Centro Cultural, os alunos conhecem a maquete original de sete metros de comprimento e quatro de altura que mostra como a cidade foi montada. Já foram distribuídos mais de 20 mil kits.
Cada uma das 48 casas tombadas foi desenhada, dividida em partes e transformada em um kit de montagem, impresso em folhas de ofício. Para confeccionar as réplicas, os alunos recebem os kits, que contém a história de cada moradia e a explicação de como confeccioná-la. Eles pintam, recortam e colam, formando as miniaturas. Depois de montadas, as maquetes são expostas em locais públicos.
Para o criador da proposta, o trabalho visa a educação patrimonial, a valorização e difusão do patrimônio. O projeto será apresentado ao Iphan ainda este ano.
Para os alunos das escolas e da comunidade, as aulas de educação patrimonial são ministradas gratuitamente por Roveda.
Visitação
* As casas são propriedades particulares, ou seja, não são abertas à visitação de turistas. A única aberta é o Museu Municipal, conhecida como Casa da Neni, com os objetos e móveis que lembram o tempo em que os primeiros imigrantes chegaram. Abre de terça a sexta, das 9h às 11h45min, e das 13h15min as 17h30min. Finais de semana e feriados fica aberto das 12h às 16h. A Igreja Matriz e a Gruta Natural também estão abertas. Entrada gratuita.
* No centro cultural, a maquete mostra como a cidade foi formada. As visitas são agendadas e o ingresso custa R$ 3.
Informações pelo telefone: (54) 3293.1500 (Secretaria Turismo)
Tecendo memórias
Antônio Prado também preserva o tradicional artesanato representado através do crochê, do macramé, da bainha aberta, do crivô e do frivoletê. Também se destacam os trabalhos realizados com a "dressa" (trança da palha de trigo).
Em 2019, o projeto Tecendo Memórias foi vencedor na categoria Patrimônio Imaterial da 32ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, premiação que celebra ações no campo da preservação do patrimônio cultural. O trabalho de autoria da psicopedagoga pradense Neusa Maria Roveda Stimamiglio uniu a tradição de contação de histórias dos imigrantes italianos com a do artesanato em bordado, que, mais do que uma fonte de renda, especialmente para as mulheres, constituiu um importante traço cultural das primeiras gerações da imigração e de seus descendentes.
Os produtos podem ser encontrados em várias lojas da cidade.
ROTEIROS TURÍSTICOS
Antônio Prado também encanta pelos cenários naturais no interior do município. É possível vivenciar experiências dos imigrantes italianos e conhecer belezas de tirar o fôlego. Confira:
Biotherapy
A Biotherapy desenvolveu a partir da semente de uva produtos que equilibram sabor e saúde. Com agendamento de grupos é possível realizar demonstração e degustação dos produtos.
Contato: (54) 99971-4004
Cantina Zulian
Venda e consumo dos produtos de fabricação própria como pães de forno a lenha, cucas, grostolis e doces que são servidos no café colonial, com atendimento feito pela família Zulian aberto todos os dias inclusive finais de semana e feriados. Oferece passeio de tuque-tuque e piquenique com produtos coloniais.
Contato: (54)99993-6679/ 99919-2749
Canto do Encantador
É possível desfrutar das belezas naturais e da magia das variadas espécies de aves. O ambiente propicia a contemplação da paisagem e o prazer da degustação de frutas silvestres da estação. Atendimento com reserva antecipada.
Contato: (54) 99917-6977
Doces Caseiros Dona Margarida
Fábrica de doces artesanais com mais de 50 anos de tradição. Produz doces cristalizados e de leite, geleias e chimias.
Contato: (54) 3293-1806 / 99989-5681
Ferraria do Marsílio
Visitação e demonstração de como funcionava uma antiga ferraria, que fabricava carroças, arados, foices, ferraduras. Agendamento prévio.
Contato: (54) 3293-3496
Moinho Francescatto
Construído na década de 30, é uma herança deixada pelos colonizadores. os visitantes podem visitar o moinho em funcionamento. Os visitantes podem adquirir a farinha de milho colonial produzida no local. Indica-se agendamento.
Contato: (54) 3293-3207
Morangos Ouro d'água
O visitante poderá conhecer a propriedade, a plantação e finaliza saboreando as delícias de produtos à base de morango. Atendimento com reserva antecipada.
Contato: (54) 98431-5636
Orgânicos Pontel
Visita a produção de orgânicos (duração 1h) / Passeios na propriedade (duração 1h) / Visita técnica de produção orgânica (duração 3h). Atendimento com reserva antecipada.
Contato: (54) 3293-5155/99985-5632
Orgânicos Pérola da Terra
Visita nas estufas de morangos orgânicos produzidos com música clássica e rockroll. Visita na agroindústria e explicação sobre o processo de industrialização, e venda de sucos, néctar de frutas, molhos de tomate, purês e melado de maçã. Durante a semana não é necessário realizar reserva. Finais de semana indica-se reservar.
Contato: (54) 3293-5040/ 99641-0195
Restaurante Nostra Cantina
Comida típica italiana, lanches e venda de produtos coloniais. O local ainda conta com um amplo jardim de lazer.
Contato: (54) 3293-4057/ 99972-4888
Vinícola Zanella
Oferece visitação guiada pelas dependências da cantina e vinhedos, e também degustação de alguns produtos. Reserva antecipada nos finais de semana e feriados.
Contato: (54) 3226-3955