A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central abriu parcialmente aos usuários às 23h57min desta quinta-feira (19), em Caxias do Sul. No entanto, o prédio ainda não obteve alvará dos bombeiros. A UPA funcionará no endereço do antigo Postão, na Rua Marechal Floriano, no Centro.
Leia mais:
UPA Central 24 Horas é inaugurada em Caxias
Movimentação na UPA Central atrai pacientes antes da abertura das portas em Caxias do Sul
UPA Central terá atendimento parcial a partir da noite desta quinta-feira em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias apresenta UPA Central, mas não anuncia abertura
Conselho de Saúde denuncia prefeito de Caxias por não ter sido convidado a inspecionar obras do Postão
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicialmente, o atendimento clínico será apenas para adultos. Consultas pediátricas serão oferecidas somente a partir de 6 de janeiro. Até esta data, o titular da SMS, Júlio Freitas, esclarece que as crianças serão atendidas na UPA Zona Norte, no bairro Centenário.
A abertura da UPA Central acontece sem que o prédio tenha alvará dos bombeiros. Ressaltado como uma conquista durante o evento de apresentação da unidade à imprensa na última quarta-feira (18), o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) do prédio foi aprovado pelo 5º Batalhão de Bombeiro Militar. Porém, em vistoria ao local, os bombeiros apontaram inconformidades em alguns itens e emitiram uma notificação de correção ao município.
A fase atual é de execução dessas correções por parte da prefeitura a quem também caberá protocolar pedido de nova vistoria. Assim que formalizada a solicitação, o prazo médio para que os bombeiros voltem a verificar o local é de uma semana. Se tudo estiver de acordo com o projeto apresentado, por fim, será emitido o alvará de prevenção de incêndios.
Apesar de o documento atestar a segurança contra incêndios na unidade, a falta dele não significa que há riscos aos usuários e funcionários. De acordo com o tenente-coronel Julimar Fortes, comandante do 5º BBM, a UPA Central tem os sistemas de prevenção, mas faltam alguns ajustes para ficar conforme o previsto na legislação estadual.
O QUE DIZ A PREFEITURA:
O PPCI de todo o prédio da Secretaria da Saúde foi elaborado e aprovado pelos bombeiros. Ontem foi feita a vistoria oficial e foram levantados alguns detalhes que não impedem a abertura do serviço. Os apontamentos foram feitos de cada andar. Para o andar exclusivo da UPA, já foram efetuados os ajustes nesta quinta-feira. O restante dos apontamentos se referem aos outros andares da Secretaria e são situações bem simples. Ao longo dos próximos dias iremos regularizar, uma nova vistoria será realizada e obteremos o Alvará, garante o município.
Leia também
Motorista morre em colisão frontal entre carro e caminhão na RS-324, em Casca
"Graças a Deus está tudo bem" , diz mãe que está em contato com comerciante desaparecida em Caxias do Sul
MPF recomenda não abertura de licitação para concessão dos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral