— Boa noite! Bem-vindos à UPA Central! Aqui vocês serão muito bem tratados.
Com um discurso entusiasmado, seguido de uma salva de palmas de servidores e da comitiva que o acompanhava, o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (Republicanos), inaugurou, às 23h57min de quinta-feira, dois minutos antes do previsto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central 24 Horas, antigo Postão, fechado em outubro de 2017 para reformas.
— O pessoal está pronto para atender vocês da melhor maneira, com um padrão de qualidade que não fica nada a dever aos particulares.
Leia mais
Movimentação na UPA Central atrai pacientes antes da abertura das portas em Caxias do Sul
UPA Central terá atendimento parcial a partir da noite desta quinta-feira em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias apresenta UPA Central, mas não anuncia abertura
Conselho de Saúde denuncia prefeito de Caxias por não ter sido convidado a inspecionar obras do Postão
Inicialmente, o atendimento clínico da UPA Central será apenas para adultos. Consultas pediátricas serão oferecidas somente a partir de 6 de janeiro. Até esta data, as crianças serão atendidas na UPA Zona Norte, no bairro Centenário, o que foi confirmado por Guerra.
A notícia da inauguração mobilizou as pessoas desde o começo da noite, horas depois de a prefeitura ter divulgado nota à imprensa confirmando o "descerramento da faixa". Às 20h, já havia movimentação no local. Relatos de superlotação na UPA Zona Norte fizeram com que várias pessoas se deslocassem até o Centro e aguardassem para serem atendidas na nova unidade. Cerca de meia hora antes da abertura oficial, já formava-se uma pequena fila na escadaria de acesso ao antigo Postão.
— Fiquei quatro horas na UPA Zona Norte e me indicaram vir para cá. Tem gente que está lá desde de manhã e ainda nem foi atendida _ contou a auxiliar-geral Andréia da Silva, 49 anos, que buscava tratamento para uma infecção urinária.
Enquanto isso, no lado interno da UPA Central, Daniel Guerra conversava com enfermeiros e médicos e fazia uma espécie de "vistoria", ultimando os detalhes para a abertura oficial da unidade à população.
— Estou com dor de ouvido, na garganta também. Estou aqui desde às 23h — relatou a garçonete Lindiane Silva, 32, que puxava a fila, acompanhada pelo policial miltar Devilson Soares, 33.
Lindiante foi a primeira pessoa a receber atendimento na nova UPA Central 24 Horas. Após ter passado por uma consulta, ela acabou conduzida até outra sala para receber medicação.
— O atendimento foi rápido e de boa qualidade. Mas não havia os remédios fracionados para serem entregues após o atendimento — avaliou Lindiane.
Sem comentários
Em nenhum momento durante a abertura da UPA Central, Guerra quis comentar sobre o processo de impeachment, que será julgado nesta sexta-feira, a partir das 8h30min pela Câmara de Vereadores. Questionado sobre a expectativa sobre o julgamento, o prefeito desconversou:
— A expectativa é que a UPA Central possa encantar e fazer com que a população perceba o quanto foi pensado com carinho cada detalhe, cada ambiente, cada profissional selecionado. Essa é a nossa expectativa. Temos muitos desafios pela frente, mas vamos continuar trabalhando até 31 de dezembro de 2020 para honrar a confiança da população. É um momento de celebração.
O prefeito deixou a UPA à 0h08min desta sexta-feira (20).
Leia também
Motorista morre em colisão frontal entre carro e caminhão na RS-324, em Casca
"Graças a Deus está tudo bem" , diz mãe que está em contato com comerciante desaparecida em Caxias do Sul
MPF recomenda não abertura de licitação para concessão dos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral