Táxis-lotação em Caxias do Sul terão que passar por vistoria pela secretaria de Trânsito no ano que vem. O edital com a norma foi publicado nesta terça-feira (10) no Diário Oficial do Município.
Os permissionários terão do dia 6 de janeiro até o dia 31 para comparecem à secretaria de Trânsito, localizada na Rua Moreira César, 166, bairro Pio X para apresentação de documentos dos veículos, como certidão negativa, extrato previdenciário dos últimos seis meses, consulta de pontuação da carteira nacional de habilitação (CNH) dos últimos 12 meses, pagamento da taxa de vistoria e planilha de vistoria do veículo aprovada. Todos estes documentos devem ser entregues em formato digital, em PDF. O horário de atendimento na secretaria será das 10h às 16h.
Após a entrega dos documentos será emitida uma planilha de vistoria ao motorista que deve procurar uma das inspecionadoras conveniadas com o município para realizar o procedimento. Depois da aprovação, o permissionário deverá retornar à secretaria para a retirada do selo de veículo vistoriado. O material indicará que ele está apto e legalizado para a prestação do serviço.
Para a vistoria e emissão do selo, o permissionário deve pagar R$ 34,49 ao município, já a vistoria mecânica terá o custo de R$ 134 a ser pago às empresas contratadas para a inspeção.
A revisão é realizada semestralmente e, de acordo com a assessoria da secretaria de Trânsito, o objetivo é verificar as condições do veículo que opera na cidade, tanto no aspecto visual como mecânico. Além disso, a vistoria permite também uma atualização dos dados de cadastro da documentação do veículo e do permissionário. Atualmente, em Caxias, há cerca de 20 táxis-lotação em circulação.