Concluída em julho deste ano, a obra do Parque das Araucárias foi entregue aos caxienses na tarde deste sábado (7), em solenidade oficial com a presença do prefeito Daniel Guerra (PRB). O complexo possui aproximadamente 12 hectares (está localizado em frente ao Jardim Botânico) e chama atenção, principalmente, pela bonita vista para o lago da barragem São Pedro. Além disso, há também uma estrutura com pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground infantil e juvenil, espaço pet, bebedouros, banheiros, estacionamento. O investimento girou em torno dos R$ 5 milhões.
Leia mais
Com investimento de R$ 5 milhões, Parque das Araucárias será inaugurado em Caxias do Sul
Parque das Araucárias, em Caxias, ganhará espaço multiuso e tanque para batismo
Entregue há mais de mês, parque de Caxias do Sul segue fechado
Antes mesmo de abrir ao público, Parque das Araucárias é alvo de vândalos em Caxias
Em seu discurso, o prefeito não deu justificativa à demora na inauguração da obra. Agradeceu o trabalho de todas as secretarias e autarquias envolvidas na construção do Parque das Araucárias e exaltou o potencial do espaço no acesso ao lazer e na preservação do meio ambiente. Guerra fez ainda um pedido à comunidade de Caxias:
— Que tome posse desse lugar, que ocupe esse lugar, que traga a família e os amigos e que faça uso de todos esses equipamentos.
A família da professora Alessandra Santos, 38 anos, atendeu à solicitação. Acompanhada do filho, Joaquim, cinco, e da mãe, Ecleides, 63, ela já estava usufruindo da estrutura do parque, e encantada com a beleza do lugar.
— Já achava bonito só de passar na frente, agora visitando dá para ver que um lugar como este é um achado para a população de Caxias. O visual é realmente muito bonito. Moro pertinho e passava aqui na frente quando isso não era nada, acompanhei toda transformação — disse ela, que pretende frequentar o parque para realizar caminhadas.
Já o chapeador Rafael Renhs Vieira, 28, estava preocupado com a manutenção do espaço.
— É muito bom ter mais um parque, porque cada vez está diminuindo mais as opções de lazer na cidade. Só espero que o pessoal não estrague tudo isso com vandalismo — disse, enquanto passeava com o filho, Anthony, um ano, e a sobrinha Michele, 16.
Dois espaços previstos no projeto do Parque das Araucárias não foram concluídos para a inauguração, mas a prefeitura promete entregá-los para a comunidade em breve: um espaço multiuso (com palco, cobertura e banheiros) e um tanque para batismos. O parque funciona diariamente das 8h às 18h.