Quem passa pelo Hospital Pompéia, na Avenida Júlio de Castilhos, centro de Caxias do Sul, já consegue notar a diferença. Apesar da cor ser praticamente a mesma, a revitalização da pintura do prédio de 12 mil metros quadrados, que fica no coração da cidade, renovou e enriqueceu com detalhes a fachada externa. A novidade fica ainda mais atraente com as 30 mil lâmpadas que integram a decoração de Natal, acesas do entardecer às 4h.
A revitalização, feita pelo Projeto Amigos do Pompéia, terá inauguração oficial nesta quarta-feira (18), às 18h30min, com uma cerimônia que poderá contar com a presença do técnico de futebol, Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Na mesma noite, às 20h30min, o Jardim do Pompéia será palco de mais uma edição do Presépio Vivo, encenação feita pelo grupo de teatro Estado de Choque, participação do Coro Cênico Encanta e apresentação do grupo de voluntários do Espanta Dodói. A apresentação também será transmitida ao vivo pela página do Facebook do Pompéia.
Além de ser o garoto propaganda do Amigos do Pompéia desde 2001, quando era técnico da Seleção Brasileira, Felipão foi um dos grandes colaboradores da revitalização da pintura que iniciou em março deste ano. Ele intermediou o apoio da marca Suvinil, que forneceu os 5.076 litros de tinta acrílica utilizados. A obra também contou com apoio da Serrana Tintas e da Experience Spots Tour.
— Este apoio é fundamental para que possamos continuar focando nossos esforços na qualificação da assistência, que é o nosso negócio — afirma a diretora administrativa do Pompéia, Daniele Meneguzzi.
Segundo ela, a última pintura do complexo havia sido realizada há seis anos. Este foi o oitavo projeto executado pelos Amigos do Pompéia desde a sua fundação, em 2001. Algumas das melhorias implementadas pela iniciativa foram a construção do novo Pronto-Atendimento, ampliação do ambulatório e construção dos institutos de Cardiologia e Nefrologia. As próximas melhorias previstas são nas unidades de internação do Sistema Único de Saúde (SUS).
— As obras devem ocorrer entre dezembro e fevereiro, que são meses de menor ocupação, com entrega para depois do Carnaval — afirma a diretora.
Daniele ainda destaca que, ao longo de 2019, mais de 6,2 milhões foram investidos em equipamentos por meio de emendas, verbas do Poder Público e também de recursos próprios. A entidade que oferece atendimentos SUS de urgência/emergência e alta complexidade — com neurocirurgia, traumato — ortopedia, nefrologia, transplantes, gestante de alto risco, cardiologia e oncologia — é referência para 1,2 milhão de pessoas da região Nordeste do Estado, abrangendo 49 municípios.
Atualmente, o Pompéia registra por ano 85 mil atendimentos ambulatoriais, 15 mil cirurgias e 13 mil internações. São 1.430 funcionários ativos, com um corpo clínico de mais de 500 médicos e 296 leitos, sendo 179 destinados ao SUS. Segundo o hospital, 3,4 mil pessoas (entre pacientes e familiares) circulam por dia no local.
De origem Católica e mantido pela Mitra de Caxias do Sul, além das novidades estruturais, o Pompéia encerra 2019 com a programação natalina, que inclui as luzes, o Presépio Vivo desta quarta-feira, e uma Missa que ocorre na Capela do Pompéia, no dia 24, às 16h.
— É uma forma de celebrar o renascimento que ocorre todos os dias no hospital — conclui a diretora.