Em reunião realizada na noite desta segunda-feira (16), a Comissão Social decidiu prorrogar o prazo das inscrições para as candidatas a rainha e princesas da Festa Nacional da Uva 2021 para o dia 6 de março de 2020. As inscrições seriam recebidas até quarta-feira (18), mas para que empresas e entidades pudessem participar estender o prazo foi a melhor alternativa:
— Ouvimos as solicitações dos empresários que veem dificuldade nessa época do ano de se organizarem financeiramente e, também, para a seleção das candidatas. A Comissão está empenhada para, em janeiro e fevereiro, realizar visitas e buscar o engajamento da comunidade empresarial — pontua a presidente da Comissão Comunitária da Festa, Sandra Mioranzza Randon.
Leia mais
Ao menos 20 interessadas buscam patrocínio para concorrer a rainha da Festa da Uva
Comissão da Festa da Uva 2021 define data do evento
Inscrições para rainha e princesas da Festa da Uva 2021 começam nesta segunda-feira
Se as inscrições se encerrassem nesta quarta, não haveria concorrentes para participar do concurso. Em quase um mês de inscrições — começaram em 18 de novembro — pelo menos 20 jovens demonstraram interesse em concorrer, mas como não há entidades para patrociná-las, nenhuma efetivou a inscrição até ontem. As meninas apenas retiraram a ficha com o regulamento para participar do concurso.
Até esta segunda, entidades tradicionais como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindigêneros, Sindilojas informaram que não seriam uma candidata que represente o comércio. As três patrocinam concorrentes à disputa há pelo menos 15 anos e, geralmente, as representantes das entidades são eleitas no trio. SER Caxias, Esporte Clube Juventude, Festa do Vinho Novo e Lorigraf não definiram até o momento representantes para participar da escolha. A alegação para não ter um nome é o atual cenário econômico.
No entanto, informações de bastidores deixam claro a insatisfação de algumas entidades com relação ao modelo atual da Festa da Uva e às polêmicas da administração Daniel Guerra (Republicanos).
SEM RECURSOS
A presidente do Sindilojas Caxias, Idalice Manchini, falou também em nome da CDL e do Sindigêneros. Ela ressaltou ontem que as três entidades definiram que não teriam candidata a rainha da Festa da Uva.
— Tivemos uma reunião há cerca de um mês e definimos que as entidades não vão participar do concurso para a escolha da rainha e das princesas. Acordamos que nenhuma das três terá separado ou juntas uma representante. A definição leva em conta o momento econômico.
Ela ressaltou que os sindicatos avaliaram a questão das contribuições sindicais, e decidiram não ter esse gasto, que é alto.
— Também queremos contribuir de outras maneiras, com o Museu do Comércio por exemplo, fortalecendo a participação das entidades na Festa da Uva. Podemos contribuir de outras formas, mas desta vez, não teremos candidata à rainha. Isso está definido — reiterou.
O Presidente da S.E.R.Caxias, Paulo Cesar Santos, afirma que conversaram internamente e com as interessadas em concorrer. No entanto, ele aponta que o regramento e os custos para as entidades patrocinarem as candidatas não estão claros.
— Não estão claros os custos da candidatura e também tema questão do vestido que seria padrão, e nem foi repassado de quanto seria o investimento e também se o pagamento tem que ser no ato da inscrição. Queremos representante do clube e também queremos ajudar a cidade, mas vamos avaliar a questão dos gastos porque não adianta trazer mais despesas para o clube — explica Santos.
O presidente do Esporte Clube Juventude, Walter Dal Zotto Jr., ressalta que só terão representante caso a candidata possa arcar com custos, porque o clube não está em condições de investir os valores necessários do momento da inscrição até a escolha da rainha.
— A princípio conversamos internamente, e a candidata teria arcar com os custos do concurso para poder concorrer a rainha. Estamos buscando alternativas,mas não estamos em condições de patrocinar e se não tiver alguém que se banque não vamos participar. Há sempre o interesse em ter uma representante, mas não estamos num bom momento em termos de recursos — ressalta ele.
O argumento é o mesmo usado pela presidente da Festa do Vinho Novo, Sandra Bonetto. O evento não terá representante, até mesmo porque a última concorrente a receber a coroa em Forqueta é a atual rainha da Festa da Uva, Maiara Perottoni.
— Não vamos ter representante porque ainda estamos em tratativas para que a Festa do Vinho Novo ocorra em 2021 ou 2022. Não tivemos mais o evento porque avaliamos a questão econômica. É até perigoso pensar um fazer uma festa que demanda recursos como atual cenário da economia.
A Lorigraf que participou da última Festa da Uva, em parceria com a Festa doVinho Novo e com o Andreazza, também não terá candidata na próxima edição.
— A empresa está em contenção de despesas. O ano que está acabando foi economicamente complicado, então não temos como arcar com esses custos — destaca o sócio gerente, Miguel Riboldi.
SAIBA COMO PATROCINAR
— Se tiver interesse em patrocinar uma candidata, a empresa ou entidade pode entrar em contato com a Comissão Social pelos telefones (54) 3207-1133 e (54) 3211-0719.
— Inscrições: na Réplica 4 do Parque de Eventos da Festa da Uva, por meio de agendamento pelo telefone (54) 3207-1133. Antes, as interessadas devem retirar o regulamento no escritório da Festa Nacional da Uva, na Rua Carlos Giesen, 1.297, sala térrea, bairro Exposição.