O avião com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benìtez, pousou em Caxias do Sul no aeroporto Hugo Cantergiani às 8h01min desta quinta-feira (5). Um helicóptero aguardava na pista para levar o chefe de Estado ao Vale dos Vinhedos, em Bento Gnoçalves, onde ocorre nesta quinta a Cúpula do Mercosul. A comitiva desembarcou por volta das 8h12min. Logo em seguida, embarcaram no helicóptero, que decolou às 8h27min.
Por volta as 8h15min, chegou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os Ministros da Saúde, Cidadania e Presidente do Banco Central. Eles se deslocam a Bento Gonçalves de carro. Uma escolta da Policía Federal e da PRF acompanha a comitiva.
Leia mais
"Saímos da caverna para a luz do sol", afirma ministro de Relações Exteriores brasileiro, em Bento
Mario Abdo Benìtez tem uma reunião bilateral com o presidente brasileiro Jair Bolsonaro marcada para as 10h. Os dois presidentes devem tratar de um acordo na área automotiva. Bolsonaro deve pousar em Porto Alegre e se deslocar de helicóptero a Bento Gonçalves, onde tem chegada prevista às 9h15min. A reunião de cúpula é às 11h. O presidente da Argentina, Maurício Macri, deve chegar pelo aeroporto de Porto Alegre e se deslocar de helicóptero a Bento.
A vice-presidente do Uruguai, Lucìa Topolansky, também tem chegada prevista na manhã desta quinta (5) no aeroporto Hugo Cantergiani, mas a saída do voo dela de Montevidéu atrasou. Isso porque a aeronave pousa apenas com condições visuais e, até às 8h, o tempo era encoberto no aeroporto de Caxias. Por volta das 8h30min, a equipe da vice-presidente uruguaia foi informada de que havia condições de pouso no Hugo Cantergiani. Posteriormente, o avião com Lucìa decolou e o horário estimado de chegada é por volta de 10h20min em Caxias do Sul.
Chegada de ministros
Por volta das 8h15min, chegou em Caxias um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os Ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, da Cidadania, Osmar Terra, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Junto com a comitiva que acompanha os ministros está o ex-deputado federal Mauro Pereira (MDB). Eles se deslocam a Bento Gonçalves de carro. Uma escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha as autoridades.