A segunda etapa da campanha nacional contra o sarampo pretende imunizar adultos de 20 a 29 anos. Mesmo que as doses estejam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Caxias do Sul, o município montou pontos móveis para facilitar o acesso à vacina. As vacinas estão disponíveis em universidades e shoppings da cidade. Só deve receber a vacina quem nunca foi imunizado ou está com o esquema de vacinação incompleto. Por isso, é importante apresentar o Cartão de Vacinação. A campanha segue até sábado (30).
Leia mais
Segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começa segunda-feira
Vacinação contra o sarampo atinge 65% do público-alvo em Caxias do Sul
Mais de 2,5 mil crianças já foram vacinadas contra o sarampo em Caxias
Municípios da Serra realizam vacinação contra o sarampo neste sábado
Apenas 61% dos caxienses estão vacinados contra o sarampo
Após surto no Brasil, crianças devem se imunizar contra o sarampo
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Andréa Dal Bó, ressalta que mais de 73,8 mil pessoas devem ser vacinadas na cidade. A meta é atingir pelo menos 95% desta população.
— A finalidade é aumentar a cobertura vacinal. Embora o município não tenha casos confirmados de sarampo, a doença voltou a ser registrada no Brasil - aponta ela.
Uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará nesta quarta-feira (27) no Bloco B do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), das 18h às 21h30min, para imunizar os estudantes e demais adultos que integram o público-alvo da mobilização. Na quinta-feira (28), o posto móvel será montado na UniFtec, no 1º andar do Bloco Principal, sala 117, das 18h às 21h30min. Já no sábado (30), quando ocorre o Dia D, todas as UBS's estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, exclusivamente para vacinação dos adultos de 20 a 29 anos. Nesta mesma data, ainda haverá postos para aplicação das doses nos shoppings Iguatemi e Bourbon San Pellegrino, das 10h às 16h30.
Depois que se encerrar a campanha, quem ainda não conseguiu fazer a vacina pode procurar o posto de saúde do bairro onde mora para garantir a imunização. As doses estão disponíveis, de forma permanente, em todas as UBS's, para aplicação de rotina, conforme o calendário vacinal.
Público-alvo
As pessoas de um a 29 anos de idade precisam de duas doses com componente contra o sarampo para serem consideradas imunizadas. Dos 30 aos 49 anos, precisam de uma dose. Já os profissionais da área da saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para serem considerados imunizados.
Leia também
Definidos prazos para pagar IPTU 2020 de Caxias com desconto ou parcelado
Caminhão tomba e carga é roubada por moradores em Caxias