A ERS-122 seguirá fechada no ponto onde houve uma queda de barreira em Farroupilha, apesar de o trabalho de limpeza ter começado na manhã desta quarta-feira (6). O motivo é a falta de segurança no trecho, que ainda apresenta risco de desmoronamento. Pela manhã, o secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella, disse que havia a possibilidade de liberação de uma pista ainda nesta quarta. Até o momento, no entanto, ainda não há previsão de quando o trânsito vai ser liberado no ponto.
Leia mais
Acidente com caminhonete atrasa início da limpeza da ERS-122, em Farroupilha
Trabalho para liberação da ERS-122 é retomado na manhã desta quarta na Serra
Em nota divulgada no fim da manhã, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado disse que técnicos do Daer avaliaram que este é um dos piores deslizamentos dos últimos cinco anos em rodovias estaduais. Além disso, a estimativa é de que a maior pedra que desceu da encosta tenha cerca de oito metros de altura, seis de largura e pese entre 1,5 mil e duas mil toneladas.
O trabalho de remoção começou pouco antes das 10h, após sofrer atraso devido a um acidente ocorrido na noite desta terça-feira (5). Pela manhã, as equipes removeram pedras menores, árvores e galhos que se concentravam sobre a pista de descida da Serra.
À tarde, os funcionários devem iniciar a construção de uma rampa com o material já removido e utilizar um martelete hidráulico para quebrar as rochas que ainda ameaçam cair. Somente depois é que as pedras que já rolaram serão quebradas e removidas.