A chuva acumulada em Caxias do Sul entre as 9h de segunda-feira (4) e as 9h desta terça (5) foi de 81,8mm, de acordo com o registro na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Caxias do Sul, localizada na área do aeroporto Hugo Cantergiani. O número é mais da metade da média de 143,9mm prevista para o mês inteiro de novembro, com base nos registros do Inmet da série histórica entre os anos de 1981 e 2010.
Nos cinco dias deste mês, a chuva acumulada já chega a 99,7mm, ou 70% da média.
— Entre as 22h, mais ou menos, e as 4h30min, foi o maior volume de chuva: foram 41,8mm só entre a noite e a madrugada. Em Caxias, a média a cada mês fica entre 120mm e 150mm — diz Neusa Salvador Machado, observadora climatológica do 8º Distrito de Meteorologia do Inmet, uma das responsáveis pelas leituras e registro das marcas.
Leia mais
VÍDEO: chuva intensa causa queda de árvores, alagamentos, deslizamentos e interdita pontes e estradas na Serra
Após queda de barreira, ERS-122 pode ficar bloqueada ao longo de toda a terça-feira na Serra
Nível do Rio Caí sobe e famílias são retiradas de casa em São Sebastião do Caí
Trânsito está bloqueado na ERS-122 entre São Vendelino e Farroupilha
VÍDEO: Casal é resgatado dentro de arroio em Vila Flores
Na região da Serra, Bom Jesus também teve grande volume de chuva nos últimos dias. Desde domingo (3), foram 112,9mm registrados na estação local do Inmet. Isso equivale a 80% da média de novembro inteiro, que é de 139,9mm.
Em Serafina Corrêa, onde fica a estação oficial mais próxima de Guaporé - que registrou transbordamento de um arroio e alagamentos de casas - foram 109mm desde as 20h do domingo (3). Não há registro de média na série histórica para esta estação.
Leia também
Morre criminoso que trocou tiros com a polícia após sequestro de empresário e atropelamento de policiais em Gramado
Adolescente de 16 anos morre após colidir moto que pilotava contra um caminhão em Vacaria