A Delegacia da Polícia Civil de Farroupilha começou atendimento em novo endereço nesta quarta-feira (20). O serviço agora fica na Rua 13 de Maio com a Prefeito Schneider, no bairro São Luiz, no antigo prédio do Fórum da cidade. Antes, a delegacia funcionava no bairro Vicentina.
A troca de local da delegacia estava prevista há anos. A transferência das atividades do Poder Judiciário para o novo Fórum, em 2018, permitiu a liberação do espaço. No entanto, entraves burocráticos e a necessidade de reforma levaram à demora para a concretização da mudança.
O delegado Rodrigo Morale destaca que a reforma do novo espaço teve duração de cerca de quatro meses. A pintura foi refeita e uma rampa de acessibilidade foi instalada. Assim como o antigo local, a nova delegacia conta com duas celas e com a adição de mais cinco banheiros, totalizando em 10.
De acordo com delegado, a mudança garante melhor e maior espaço, tanto para o público quanto para os policiais. Em breve, segundo o delegado, será instalada também uma sala, nomeada Margaridas, que será especializada no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.
Para entrar em contato com a Polícia Civil em Farroupilha, os novos telefones são (54) 3261-6554 ou (54) 3268-6293.
Ocupação do antigo endereço
O antigo endereço da delegacia será ocupado por uma central de monitoramentode segurança. O sistema inteligente permitirá, por meio de câmeras, identificar à distância suspeitos de crimes e carros roubados. O Centro de Controle Operacional (CCO) deve entrar em funcionamento em até três meses, segundo a prefeitura.
Ao todo, o CCO deverá monitorar até a metade do ano que vem mais de 100 câmeras em Farroupilha. Na primeira fase, será feito o reconhecimento facial e apontamento da placa de veículos roubados. Já na segunda fase, serão incluídas as câmeras de prédios públicos.
Conforme Vandré Fardin, chefe de Gabinete do município, o centro fará parte do Sistema Integrado de Segurança Pública e o Controle de Tráfego. O serviço funcionará 24 horas e com equipe exclusiva. Os dados serão armazenados e compartilhados com os órgãos de segurança. Além disso, o CCO vai monitorar controladores de velocidade, de tráfego e semáforos.